Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Nutrição Experimental ( DFN05474 )
Unidade:
Departamento de Farmácia e Nutrição
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
-Contextualizar pesquisa, ética, humanização e integralidade no âmbito experimental; -Desenvolver o espírito investigativo para a produção de conhecimento científico; -Planejar, executar e analisar ensaios biológicos utilizando animais de laboratório; -Realizar estudos experimentais de dietas utilizando animais de laboratório; -Conhecer os métodos biológicos para determinação da qualidade proteica dos alimentos; -Elaborar uma proposta de pesquisa.

Ementa
Introdução à Nutrição Experimental: Ética e legislação do uso de animais de laboratório. Bioterismo: Biotério de produção; Biotério experimental; Planejamento, construção e funcionamento de biotérios. Utilização de modelos animais em pesquisa na área de nutrição; Biologia e reprodução de animais de laboratório. Manejo (técnicas) e manutenção (cuidados) na produção e criação de animais de laboratório; Necessidade e recomendações nutricionais de roedores. Técnicas aplicadas em pesquisa com animais de laboratório: Técnicas de eutanásia; Técnica e preparo de dietas para ratos; Métodos bioquímicos e isotópicos em pesquisa nutricional. Métodos in vitro e in vivo de avaliação da qualidade de proteína. Métodos de avaliação da biodisponibilidade de minerais. Métodos de avaliação do efeito funcional dos alimentos.

Bibliografia
ANDRADE, A. PINTO, S.C.; OLIVEIRA, R.S. Animais de Laboratório: criação e experimentação. 2ª ed. Editora Fiocruz, Rio de Janeiro, 2006. COSTA, N.M.B.; PELUZIO, M.C.G. Nutrição Básica e Metabolismo. Ed. UFV, Viçosa, 2008. LAPCHIK, V.B.V; MATTARAIA, V.G.M.; KO, G.M. Cuidados e manejo de animais de laboratório. Editora Atheneu, Rio de Janeiro, 2009. 730p.

Bibliografia Complementar
BRASIL. DECRETO No. 6.899, de 15 de julho de 2009. Dispõe sobre a composição do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA, estabelece normas para o seu funcionamento e de sua Secretaria Executiva, cria Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais – CIUCA. POLITI, F.A.S.; PIETRO, R.C.L.R.; SALGADO, H.R.N. Caracterização de biotérios, legislação e padrões de biossegurança. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v.29, n.1, 2008. IBRAHIM, T. Nutrição experimental. Editora Rubio, Rio de Janeiro, 2012. REEVES, P.G; NIELSEN, F.H; FAHEY, G.C.Jr. AIN-93 purified diets for laboratory rodents: final report of the American Institute of Nutrition ad hoc Writing Committee on the Reformulation of the AIN-76A rodent diet. J Nutr, v.123, 1993.
Carregando...