Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Libras ( ECH11373 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
·         Conhecer o surdo como sujeito bilíngue e multicultural; ·         Identificar o sistema linguístico da Língua Brasileira de Sinais - Libras; ·         Instrumentalizar na compreensão e uso da Libras; ·         Distinguir as abordagens educacionais para surdos que vigoraram ao longo dos anos; ·         Compreender a abordagem educacional bilíngue como abordagem vigente.

Ementa
Ensino, aplicação e difusão da Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação objetiva e utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. Trajetória histórica da Língua Brasileira de Sinais - Libras; a Libras como fator de inclusão social da pessoa surda; a Libras no contexto legal e educacional.; o ensino das Libras. Introduzir o ouvinte à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a modalidade diferenciada para a comunicação (gestualvisual). Criar oportunidades para a prática de LIBRAS e ampliar conhecimento dos aspectos da cultura do mundo surdo

Bibliografia
1.  Tânia Felipe. LIBRAS em contexto: curso básico. Brasília: MEC, 2001; 2.  Lucinda Ferreira Brito. Por Uma Gramática da Língua de Sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, UFRJ, 1995; 3.  Gladis Perlin (1998) Identidades Surdas. In Skliar (ed) (1998) A Surdez : Um olhar sobre as diferenças.Porto Alegre : Editora Mediação. p. 51-74.

Bibliografia Complementar
1.  Gladis Perlin. O lugar da cultura surda. In THOMA, Adriana da S. e LOPES, Maura Corcini (orgs). A Invenção da Surdez. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004; 2.  R. M. Quadros e L. B. Karnopp. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. Capítulo 2; 3.   R. M.Quadros. Educação de surdos a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999; 4.  C. Skliar. A Surdez. Porto Alegre: Mediação, 1998; 5.  C. Skliar. Educação e Exclusão: Abordagens sócio- Antropológicas. Porto Alegre: Mediação, 1999; 6.  M.R. Stumpf. Transcrições de língua de Sinais Brasileira em sign writing., In Lodi, A. C. B. (Org). Letramento e minorias. Porto Alegre. Editora Mediação, 2002.
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