Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Libras ( ECH11760 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
3

Objetivos
C onhecer o surdo como sujeito bilíngue e multicultural;   Identificar o sistema linguístico da Língua Brasileira de Sinais - Libras;   Instrumentalizar na compreensão e uso da Libras; Distinguir as abordagens educacionais para surdos que vigoraram ao longo dos anos;               Compreender a abordagem educacional bilíngue como abordagem vigente

Ementa
Ensino, aplicação e difusão da Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação objetiva e utilização corrente das comunidades do Brasil; Trajetória histórica da Língua Brasileira de Sinais – Libras; a Libras como fator de inclusão social da pessoa surda; a Libras no contexto legal e educacional; o ensino da Libra; Introduzir o ouvinte à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a modalidade diferenciada para a comunicação (gestual-visual). Criar oportunidades para a prática de LIBRAS e ampliar conhecimento dos aspectos da cultura do mundo surdo. Estudos Linguístico da Língua de Sinais Brasileira

Bibliografia
BRASIL. Congresso Nacional. Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. ______. Congresso Nacional. Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. LACERDA, Cristina B. F. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. CAD. CEDES, vol. 19, nº 46, Campinas, set/1998. GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? : crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda / Audrei Gesser ; [prefácio de Pedro M. Garcez]. – São Paulo : Parábola Editorial, 2009. QUADROS, Ronice Muller; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre : Artmed, 2004.

Bibliografia Complementar
SKLIAR, Carlos. A SURDEZ: um olhar sobre as diferenças. 3ª ed. Porto Alegre : Mediação, 2005
Carregando...