Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Docência na educação básica ( PMPE1008 )
Unidade:
Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Trabalho e profissão docente na Educação Básica. Elementos constitutivos da profissão docente. Saberes e práticas docentes e sua articulação com a produção de conhecimento. Mediação docente para o ensino de conteúdos escolares. Abordagens teórico-metodológicas de ensino na Educação Básica.

Bibliografia
Bibliografia: FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996. GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas, SP: Papirus, 2004. PERRENOUD, Philippe. A ambigüidade dos saberes e da relação com o saber na profissão de professor. In: Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza, do mesmo autor. Porto Alegre: Artmed Ed, 2001, p. 135-193. ESTEVE, J. M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Profissão professor. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1999b. PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pública. 3. ed. São Paulo: Xamã, 2000. AZANHA, J. M. P. A formação do professor e outros escritos. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2006.

Bibliografia Complementar
Carregando...