Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Currículo e prática docente na educação básica ( PMPE1007 )
Unidade:
Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Teorias e concepções de currículo e seus fundamentos. Políticas de currículo e sua articulação com a prática docente.

Bibliografia
Básica: CARVALHO, Janete Magalhães. Diferentes perspectivas da profissão docente na atualidade. Vitória: EDUFES, 2002. FERRAÇO, Carlos Eduardo et al. (Org.) Diferentes perspectivas de currículo na atualidade. Petrópolis, R.J: De Petrus: NUPEC/UFES, 2015. GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995. LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Currículo. IN: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. OLIVEIRA, Inês Barbosa de Oliveira. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis, RJ: DP et all; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012. PINAR, Willian. O que é a teoria do currículo? Portugal: Porto Editora, 2007. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. Complementar: CARVALHO, Janete Magalhães. O cotidiano escolar como comunidades de afetos. Brasília: CNPq/Petrópolis: DP et Alii, 2009. CORAZZA, Sandra. Artistagens: filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. ESTEBAN, Maria Teresa (Org.). Escola, currículo e avaliação. São Paulo: Cortez, 2003. FERRAÇO, Carlos Eduardo (Org.). Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. São Paulo: Cortez. 2005. LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2005.

Bibliografia Complementar
Carregando...