Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação especial ( PMPE1021 )
Unidade:
Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
História da educação especial no Brasil e no mundo. Documentos internacionais, legislação brasileira e Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Práticas pedagógicas em sala de aula regular e no atendimento complementar e suplementar na escola comum.

Bibliografia
Bibliografia básica BRASIL. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555 de 5 de junho de 2007. BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 6.571 de 17 de setembro de 2008 que dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei n. 9.394/96 e acrescenta dispositivo ao Decreto n. 6.253/2007. Brasília, 2008. BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. BRASIL. Senado Federal. Decreto nº 186 de 9 de Julho de 2008. Aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 4 de 2009. Institui Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 4 de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos políticos-legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial. Brasília: SEESP, 2010. 72 p. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto presidencial nº 7.611 de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. JANNUZZI, Gilberta de Martinho. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas, SP: Autores associados, 2012. JESUS, Denise Meyrelles de; BAPTISTA, Claudio Roberto; CAIADO, Katia Regina Moreno (Org.). Prática pedagógica na educação especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado. Araraquara, São Paulo: Junqueira Marin, 2013. JESUS, Denise Meyrelles de et al. (Org.). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação/Prefeitura Municipal de Vitória/CDV/FACITEC, 2007. PLETSCH, Márcia Denise. Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual. Rio de Janeiro: Nau: Edur, 2010. MANZINI, E. J (Org.) et al. Procedimento de ensino e avaliação em educação especial. Londrina: ABPEE, 2009. Bibilografia complementar MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996. BUENO, José Geraldo Silveira; MENDES, Giovana Mendonça Lunardi; SANTOS, Rosali Albino dos (Org.). Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2008. SCLIAR, C. (Org.). Educação exclusão em educação especial. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999. BRIDI, F. R. S. Processos de identificação e diagnóstico : os alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional especializado. 211f. Tese (Doutorado em Educação) . Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. . .

Bibliografia Complementar
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