Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Mediação pedagógica e formação de conceitos ( PMPE1019 )
Unidade:
Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Panorama histórico e teórico-metodológico sobre formação de conceitos na perspectiva histórico cultural. A importância da mediação pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem. A teoria da ação mediada e sua articulação com a formação de conceitos.

Bibliografia
Bibliografia Básica: VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Martins Fontes: São Paulo, 2009. VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. ed. 4. São Paulo: Martins Fontes, 1991. WERTSCH, J. V. La mente en acción. Buenos Aires: Aique, 1999. WERTSCH, J. V. Voices of the mind: a sociocultural approach to mediated action. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1993.

Bibliografia Complementar
Carregando...