Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Currículos, culturas, cotidianos e subjetividades ( PMPE1015 )
Unidade:
Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Culturas, currículos e diferença. Currículo como máquina de subjetivação. O cotidiano como micropolítica.

Bibliografia
Básica: BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano 1: artes de fazer. Petrópolis/R.J.: Vozes, 1994. ______. A cultura no plural. Campinas, SP: Papirus, 1995. DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Ed. 34,1992. FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães (Org.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Vitória, ES: Nupec/UFES, 2012. GUATTARI, F.; ROLNICK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005 Complementar: CORAZZA, Sandra. Artistagens: filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 1996. v. 3. FERRAÇO, Carlos Eduardo (Org.). Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. São Paulo: Cortez. 2005. FERRAÇO, Carlos Eduardo et al. (Org.) Diferentes perspectivas de currículo na atualidade. Petrópolis, R.J: De Petrus: NUPEC/UFES, 2015. PELBART, Peter Pál. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2011. SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Bibliografia Complementar
Carregando...