Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Políticas públicas e gestão educacional ( PMPE1001 )
Unidade:
Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Analisa o processo de formulação, planejamento, implementação e avaliação de políticas educacionais e da gestão educacional em sistemas, redes e unidades na perspectiva da efetividade dos preceitos constitucionais e legais que asseguram o direito a educação no Brasil.

Bibliografia
Bibliografia Básica ADRIÃO, T.; PERONI, V. (Org.). Público e privado na educação: novos elementos para o debate. São Paulo: Xamã, 2008. BASTOS, João Baptista (org.). Gestão Democrática. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 2001. BELLONI, I.; MAGAHÃES, H.; SOUSA, L.C. Metodologia de Avaliação em Políticas Públicas . uma experiência em educação profissional, 4ª ed., Saõ Paulo, Cortez, 2007. CHAUI, M. Público, Privado, Despotismo In NOVAES, A. (org.) Ètica. São Paulo, Companhia das Letras: Secretaria Municipal de Cultura, 1992. DOURADO, L.F.; PARO, V.H. (Orgs.). Políticas públicas & educação Básica. São Paulo: Xamã, 2001. FÁVERO, O. (Org.). A educação nas constituintes brasileiras: 1823-1988. 3.ed. Campinas: Autores associados, 2005. OLIVEIRA, R.P.; SANTANA, W. (orgs.) Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade . Brasília: UNESCO, 2010. VEIGA, I.P. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. Bibliografia Complementar ARAÚJO, G.C. Estado, política educacional e direito à educação no Brasil: "O problema maior é o de estudar". Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 39, p. 279-292, jan./abr. 2011. FERREIRA, E.B. & OLIVEIRA, D. Crise da Escola e Politica Educativas. Autêntica, 2009. LIMA, L. Organização Escolar e Democracia Radical: Paulo Freire e a Governança Democrática: São Paulo: Cortez, 2002. LIMA, L. A .escola. como categoria na pesquisa em educação, São Leopoldo - RGS, Educação Unisinos, Vol. 12, nº 2, maio/agosto 2008, p. 82-88. MENDONÇA, E.F. A regra e o jogo: democracia e patrimonialismo na educação brasileira. Campinas: LaPPlanE/ FE/UNICAMP, 2000. NÓVOA, A. As Organizações Escolares em Análise, Lisboa, Dom Quixote, 1995. SANDER, B. Administração da Educação no Brasil . genealogia do conhecimento, Brasília: Liber Livro, 2007. SILVA, I. M. Conselhos de Escola na Cidade de São Paulo, São Paulo, POLIS/IEEPUC/SP, Agosto, 2002. Legislações BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Gráfica do Senado Federal, 1998. BRASIL, MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/1996. BRASIL, Lei nº 13005/2014 . Aprova o Plano Nacional de Educação 2014-2024.

Bibliografia Complementar
Carregando...