Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ensino e aprendizagem e práticas inclusivas ( PMPE1002 )
Unidade:
Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Cultura, conhecimento e emancipação humana. Crianças, jovens e adultos no espaço escolar. Modos de ensinar e de aprender na escola. Processos de ensino e aprendizagem.

Bibliografia
Bibliografia básica: FREITAS, M. C. O aluno incluído na educação básica. São Paulo: Cortez, 2013. FREITAS, Marcos Cesar (Org.). Desigualdade social e diversidade cultural na infância e na juventude. São Paulo: Cortez Editora, 2006. MEIRIEU, Philippe. A pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de recomeçar. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002. MOYSÉS, M. A. A. A institucionalização invisível: Crianças-que-não-aprendem-na-escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001. PATTO, M. H. S. A Produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015. RODRIGUES, David (Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus Editorial, 2006 VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999. __________. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Bibliografia Complementar
Carregando...