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Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências (ESEC) ( TEP14938 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
150
Número de Créditos:
7

Objetivos
●         Compreender e vivenciar o processo de formação do professor intelectual crítico; ●         Acompanhar o cotidiano de escolas de ensino fundamental, buscando a reflexão fundamentada sobre as práticas escolares;  ●         Planejar, organizar e executar atividades diversificadas e contextualizadas no ensino de Ciências, empregando os diversos recursos didáticos disponíveis na escola, valorizando o contexto sócio-cultural dos alunos e da comunidade.

Ementa
Observação, vivência e análise crítica dos processos didático-pedagógicos que ocorrem em escolas de educação básica, no ensino fundamental. A dimensão dos processos de ensino-aprendizagem e a relação teórico-prática no cotidiano escolar: concepção de currículo; seleção e organização de conteúdos, metodologia do ensino; livro didático, considerando a análise crítica de seus textos e o exame permanente da estruturação de seu conteúdo; avaliação da aprendizagem. Ação docente, entendida como regência de classe, contendo a elaboração e operacionalização de processos pedagógicos

Bibliografia
CARVALHO, A.M.P. Os estágios nos cursos de licenciatura . São Paulo. Cengage Learning. 2012. PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. (Orgs.). Estágios Supervisionados na Formação Docente. 1a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014. PIMENTA, Selma Garrido.  O estágio na formação de professores:  unidade, teoria e prática? 11. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2012.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação básica . MEC: 2013. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil , seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. BASTOS, F.; NARDI, R. Formação de Professores e práticas pedagógicas no ensino de  Ciências . São Paulo: Escrituras, 2008. CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P.; Ensinar a ensinar: Didática para a escola fundamental e Média. São Paulo: Thomson Learning, 2001. CARVALHO, A.M.P.; SASSERON. L.H. Alfabetização científica: Uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de  Ciências , 2011, v. 16(1), p. 59-77. CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. 2003. Jan- Abr, p. 89-100 LABURU, C. E.; ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de  Ciências .  Ciência  & Educação. Bauru, v. 9, no 2, p. 247-260, 2003. MUNFORD, D; SOUTO, K. C. N.; COUTINHO, F. A. A etnografia na sala de aula e estudos em educação em  Ciências : contribuições e desafios para investigações sobre ensino e aprendizagem na educação básica. Investigações em Ensino de  Ciências , v. 19, n. 2, p. 263-288, 2014. TAILLE, Yves de La.   Limites: três dimensões educacionais . São Paulo: Ática. 1998.
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