Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
O ISLÃO MEDIEVAL ( HIS16493 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Compreender as linhas gerais da sociedade mulçumana do Islão medieval 2. Compreender as particularidades da história, historiografia e cronologia islâmica 3. Identificar os processos de transformação e os fatores de transição na sociedade islâmica entre os séculos V e XV 4. Refletir criticamente sobre os processos históricos do Estado e da sociedade tardo-antiga e medieval irradiada a partir da História dos Árabes.

Ementa
A presente disciplina trata do exame acerca das origens e expansão do Islão e desenvolvimento da comunidade mulçumana entre os séculos VII-XV. Compreendendo um recuo cronológico de modo a compreender os antecedentes histórico: a Arabia Romana, o Império Nabateu e da vida do profeta Muhammad. Islão Clássico: expansão para o Oriente Médio e Norte da África (Séculos VII-XI); a Idade Média Mulçumana: reveses no Oriente com períodos de expansão na Ásia Central e na Índia (séc. XI-XIV) e, por fim, os ‘Império da Pólvora’ mulçumanos nos detendo ao início do processo histórico (Século XV): baseados na supremacia conferida por seus canhões (os Otomanos no Oriente Médio. Destaque especial aos desenvolvimentos políticos, sociais, religiosos e culturais: a expansão e imperialismo junto às conquistas árabes do século VII; institucionalização do califado Omíada e Abássida; a relação com o Império Bizantino; Cronologia, história e historiografia islâmica. As guerras santas (jihad) e a teorização da Guerra Justa. 

Bibliografia
AVICENA. A origem e o retorno. Tradução de Jamil Ibrahim Iskandar. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999. BISSIO, B. O mundo falava árabe. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. BOWERSOCK, G. W. The crucible of Islam. London: Harvard University Press, 2017. BOWERSOCK, G. W. Roman Arabia. London: Harvard University Press, 1983. DEMANT, P. O mundo muçulmano. São Paulo: Contexto, 2004. LYONS, J. A casa da sabedoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. MAALOUF, A. As Cruzadas vistas pelos árabes. São Paulo: Brasiliense, 1988. PIRENNE, H. Maomé e Carlos Magno: o impacto do Islã sobre a civilização europeia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010. SENKO, E. C. História e historiografia medieval oriental. Curitiba: Intersaberes, 2019. SENKO, E. C. Ibn Khaldun: vida e trajetória de um historiador islâmico medieval. Curitiba: Ixtlan, 2011. SENKO, E. C. Reflexões sobre a escrita e o sentido da história na Muqaddimah de Ibn Khaldun. Curitiba: Ixtlan, 2012. WELLS, C. De Bizâncio para o mundo: a saga de um império milenar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2019.

Bibliografia Complementar
BAKHTIN, M. M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. DUBY, G. Economia rural e vida no campo no Ocidente Medieval. Lisboa: Ed. 70, 1987. FERNANDES, F. R. Do pacto e seus rompimentos: os Castros galegos e a condição de traidor na guerra dos cem anos. 1. ed. Curitiba, PR: Prismas, 2016. FRANCO Jr., H. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001. FRANCO Jr., H. A Eva barbada: ensaios de mitologia medieval. São Paulo: EDUSP, 1996. HEERS, J. História Medieval. Rio de Janeiro: Difel, 1977. LAUAND, L. J. Cultura e educação na Idade Média: textos do Século V ao XIII. São Paulo: Martins Fontes, 1998. LE GOFF, J. (dir.). O homem medieval. Lisboa: Presença, 1989. LE GOFF, J.; SCHIMITT, J.-C. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru: EDUSC, 2002. LE GOFF, J. A civilização do ocidente medieval. São Paulo: EDUSC, 2005. LE GOFF, J. O maravilhoso e o cotidiano no ocidente medieval. Lisboa: Edições 70, 1985. LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Lisboa: Gradiva, 1984. PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: UNESP, 2000. PERNOUD, R. Idade Média: o que não nos ensinaram. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Agir, 1994. VERGER, J. Cultura, ensino e sociedade no Ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru: Edusc, 2001. ZIERER, A.; XIMENDES, C. A. (org.). História antiga e medieval: cultura e ensino. São Luís, MA: Editora UEMA, 2009. ZIMO, A. E.; SPRECHER, T. D. V.; REYERSON, K. Rethinking Medieval Margins and Marginality. London: Routledge, 2020.
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