Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
O FEUDALISMO ( HIS16491 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Compreender as linhas gerais da sociedade feudal 2. Compreender as particularidades das relações feudo-vassálicas 3. Identificar os processos de transformação e de transição entre os modos de produção entre os séculos V e XV 4. Refletir criticamente sobre os conceitos, perspectivas e abordagens acerca do feudalismo, da sociedade feudal e da monarquia feudal. 

Ementa
Estudos das estruturas políticas, econômicas e socioculturais da civilização feudal entre os séculos V e XV de acordo com os seguintes aspectos: a) políticos. A monarquia feudal. Os reis. As relações feudo-vassálicas; b) econômicos. O modo de produção feudal. A redefinição do urbano; c) socioculturais. A sociedade feudal. A sociedade das três ordens: guerreiros, camponeses e clero.

Bibliografia
AMÉNDOLLA SPÍNDOLA, D. C. Feudalismo: estado de la cuestión, controversias y propuestas metodológicasen torno a un concepto conflictivo, 1929-2015. Anos 90, v. 26, p. 1-18, 2019. ANDERSON, P. Passagens da antiguidade ao feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1987. BASCHET, J. A Civilização Feudal: Do ano mil à colonização da América. Rio de Janeiro: Globo, 2006. BLOCH, M. A sociedade feudal. Lisboa: Edições 70, 1979. BOUTRUCHE, R. Señorio y feudalismo. Madrid: Siglo XXI, 1979. 2v. BROWN, E. A. R. The Tyranny of a Construct: Feudalism and Historians of Medieval Europe. The American Historical Review, v. 79, n. 4, 1974, p. 1063-1088. DUBY, G. As três ordens ou o imaginário do feudalismo. Lisboa: Estampa, 1982. DUBY, G. Senhores e camponeses. São Paulo: Martins Fontes, 1990. FOURQUIN, Guy. Senhorio e feudalidade na Idade Média. Lisboa: Edições 70, 1970. FRANCO Jr., H. O feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1986. GANSHOF, F. O que é feudalismo? Lisboa: Europa-América, s/d. GEBRAN P. Conceito de modo de produção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. GUERREAU, A. O feudalismo. Um horizonte teórico. Lisboa: Ed. 70, 1980. MARIUTTI, E. B. Balanço do debate: a transição do feudalismo ao capitalismo. São Paulo: Hucitec, 2004. MONTEIRO, H. de M. O feudalismo: economia e sociedade. São Paulo: Ática, 1987. WICKHAM, Chris. La otra transición: del mundo antíguo al feudalismo. Studia Histórica. Historia Medieval, v. 7, p. 7-35, 1989.

Bibliografia Complementar
BAKHTIN, M. M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. DUBY, G. Economia rural e vida no campo no Ocidente Medieval. Lisboa: Ed. 70, 1987. FERNANDES, F. R. Do pacto e seus rompimentos: os Castros galegos e a condição de traidor na guerra dos cem anos. 1. ed. Curitiba, PR: Prismas, 2016. FRANCO Jr., H. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001. FRANCO Jr., H. A Eva barbada: ensaios de mitologia medieval. São Paulo: EDUSP, 1996. HEERS, J. História Medieval. Rio de Janeiro: Difel, 1977. LAUAND, L. J. Cultura e educação na Idade Média: textos do Século V ao XIII. São Paulo: Martins Fontes, 1998. LE GOFF, J. (dir.). O homem medieval. Lisboa: Presença, 1989. LE GOFF, J.; SCHIMITT, J.-C. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru: EDUSC, 2002. LE GOFF, J. A civilização do ocidente medieval. São Paulo: EDUSC, 2005. LE GOFF, J. O maravilhoso e o cotidiano no ocidente medieval. Lisboa: Edições 70, 1985. LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Lisboa: Gradiva, 1984. PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: UNESP, 2000. PERNOUD, R. Idade Média: o que não nos ensinaram. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Agir, 1994. VERGER, J. Cultura, ensino e sociedade no Ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru: Edusc, 2001. ZIERER, A.; XIMENDES, C. A. (org.). História antiga e medieval: cultura e ensino. São Luís, MA: Editora UEMA, 2009. ZIMO, A. E.; SPRECHER, T. D. V.; REYERSON, K. Rethinking Medieval Margins and Marginality. London: Routledge, 2020.
Carregando...