Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
AS ORDENS MONÁSTICAS MEDIEVAIS ( HIS16484 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Compreender as linhas gerais do movimento monástico na Idade Média, seu lugar e importância 2. Compreender as particularidades e característica dos mosteiros, monges e freiras, disciplina e hierarquia monástica 3. Identificar os processos de transformação e os fatores de transição do monasticismo antigo ao medieval entre os séculos IV e XV 4. Refletir criticamente sobre os processos históricos do desenvolvimento do movimento monástico medieval e o estabelecimento de espaços de poder e autoridade e prestígio de monges e abades bem como a captação de espaços específicos de construção de mosteiros e espaços urbanos de uso dos membros do movimento monástico e seus adeptos.

Ementa
A disciplina preverá estudos sobre as estruturas políticas, econômicas, sociais e culturais referente ao movimento monástico no contexto da Idade Média tanto em contexto histórico como em âmbito religioso. Do desenvolvimento desde a Antiguidade Tardia, a partir do século V ao XV, o desenvolvimento do movimento monástico produziu significativos impactos sociais, políticos, culturais. Os chamados Padres Pilares, Benedito de Núrsia com o desenvolvimento das Regras monásticas, Mosteiros como o de Cluny, no território da atual França, com as reformas do século X, e personalidades como Bernardo de Claraval, Francisco de Assis produziram novas expressões do cristianismo medieval. O século XII é particularmente importante com desenvolvimentos e ampliação do movimento monástico em nível global. As ordens monásticas medievais eram diversas: da ordem cenobíticas, as mais conhecidas são: Beneditinos, Cluníacos, Cistercienses, Cartusianos, e outras ordens que incluem a dos Dominicanos, dos Mendicantes, Hospitalários adiciona-se ainda uma ordem militar famosa, a dos cavaleiros templários. Ainda é previsto, no âmbito desta disciplina, compreender os espaços monásticos, e a educação e disciplina bem como o tema do monasticismo tardio e o legado das ordens monásticas. 

Bibliografia
BERNARDO DE CLARAVAL. De Diligendo Deo: Deus há de ser amado. Petrópolis: Vozes, 2010. BROWN, P. R. L. A ascensão do cristianismo no ocidente. Lisboa: Presença, 1999. BROWN, P. R. L. Corpo e sociedade: o homem, a mulher e a renúncia sexual no início do cristianismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. DUBY, G. São Bernardo e a arte cisterciense. São Paulo: Martins, 1990. EVANS, G. R. Bernard of Clairvaux. New York: Oxford Universitary Press, 2000. LE GOFF, J. São Francisco de Assis. Rio de Janeiro: Record, 2001. LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Lisboa: Gradiva, 1984. PERNOUD, R. Os Templários. Lisboa: Publicações Europa-América, 1996.

Bibliografia Complementar
BAKHTIN, M. M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. DUBY, G. Economia rural e vida no campo no Ocidente Medieval. Lisboa: Ed. 70, 1987. FERNANDES, F. R. Do pacto e seus rompimentos: os Castros galegos e a condição de traidor na guerra dos cem anos. 1. ed. Curitiba, PR: Prismas, 2016. FRANCO Jr., H. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001. FRANCO Jr., H. A Eva barbada: ensaios de mitologia medieval. São Paulo: EDUSP, 1996. HEERS, J. História Medieval. Rio de Janeiro: Difel, 1977. LAUAND, L. J. Cultura e educação na Idade Média: textos do Século V ao XIII. São Paulo: Martins Fontes, 1998. LE GOFF, J. (dir.). O homem medieval. Lisboa: Presença, 1989. LE GOFF, J.; SCHIMITT, J.-C. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru: EDUSC, 2002. LE GOFF, J. A civilização do ocidente medieval. São Paulo: EDUSC, 2005. LE GOFF, J. O maravilhoso e o cotidiano no ocidente medieval. Lisboa: Edições 70, 1985. LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Lisboa: Gradiva, 1984. PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: UNESP, 2000. PERNOUD, R. Idade Média: o que não nos ensinaram. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Agir, 1994. VERGER, J. Cultura, ensino e sociedade no Ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru: Edusc, 2001. ZIERER, A.; XIMENDES, C. A. (org.). História antiga e medieval: cultura e ensino. São Luís, MA: Editora UEMA, 2009. ZIMO, A. E.; SPRECHER, T. D. V.; REYERSON, K. Rethinking Medieval Margins and Marginality. London: Routledge, 2020.
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