Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
AS CRUZADAS ( HIS16482 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Compreender as linhas gerais da Cruzada medieval 2. Compreender as particularidades da historiografia e cronologia referente às Cruzadas 3. Identificar os processos de transformação e os fatores de desenvolvimento das Cruzadas entre os séculos XI e XV 4. Refletir criticamente sobre os processos históricos de institucionalização das cruzadas.

Ementa
Estudos das estruturas políticas, econômicas e socioculturais das Cruzadas medievais em termos de seus participantes, das instâncias de deliberação e decisão de deflagração de movimentos cruzados. Institucionalização do Estado Cruzado. A conquista e os estados sitiados pelos cruzados. As ordens militares. O fundamentos teológicos da Cruzada.

Bibliografia
ALVIRA CABRER, Martín. La Cruzada contra los Albigenses: historia, historiografía y memoria. Clio & Crimen, n. 6, 2009, p. 110-141. BARROS, J. D’A. Papas, Imperadores e Hereges na Idade Média. Petrópolis: Vozes, 2012. DELUMEAU, J. Sin and fear: the emergence of a Western guilt culture, 13th-18th centuries. New York: St. Martin’s Press 1989. FALBEL, N. Heresias medievais. São Paulo: Perspectiva, 1977. FRANCO Jr. H. As cruzadas. São Paulo: Brasiliense, 1987. FLORI, J. Guerra santa: formação da ideia de Cruzada no Ocidente cristão. Campinas: Unicamp, 2013. MAALOUF, A. As Cruzadas vistas pelos árabes. São Paulo: Brasiliense, 1988. MACEDO, J. R. Heresia, cruzada e inquisição na França medieval. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. MELLO, J. R. As cruzadas. São Paulo: Ática, 1989. RUNCIMAN, S. História das cruzadas. Rio de Janeiro: Imago, 2002. PERNOUD, R. A mulher nos tempos das cruzadas. Campinas: Papirus, 1993. ZERNER, M. Inventar a heresia? Discursos polêmicos e poderes antes da Inquisição. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

Bibliografia Complementar
BAKHTIN, M. M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. DUBY, G. Economia rural e vida no campo no Ocidente Medieval. Lisboa: Ed. 70, 1987. FERNANDES, F. R. Do pacto e seus rompimentos: os Castros galegos e a condição de traidor na guerra dos cem anos. 1. ed. Curitiba, PR: Prismas, 2016. FRANCO Jr., H. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001. FRANCO Jr., H. A Eva barbada: ensaios de mitologia medieval. São Paulo: EDUSP, 1996. HEERS, J. História Medieval. Rio de Janeiro: Difel, 1977. LAUAND, L. J. Cultura e educação na Idade Média: textos do Século V ao XIII. São Paulo: Martins Fontes, 1998. LE GOFF, J. (dir.). O homem medieval. Lisboa: Presença, 1989. LE GOFF, J.; SCHIMITT, J.-C. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru: EDUSC, 2002. LE GOFF, J. A civilização do ocidente medieval. São Paulo: EDUSC, 2005. LE GOFF, J. O maravilhoso e o cotidiano no ocidente medieval. Lisboa: Edições 70, 1985. LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Lisboa: Gradiva, 1984. PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: UNESP, 2000. PERNOUD, R. Idade Média: o que não nos ensinaram. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Agir, 1994. VERGER, J. Cultura, ensino e sociedade no Ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru: Edusc, 2001. ZIERER, A.; XIMENDES, C. A. (org.). História antiga e medieval: cultura e ensino. São Luís, MA: Editora UEMA, 2009.ZIMO, A. E.; SPRECHER, T. D. V.; REYERSON, K. Rethinking Medieval Margins and Marginality. London: Routledge, 2020.
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