Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
A INQUISIÇÃO MEDIEVAL ( HIS16479 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Compreender as linhas gerais da Inquisição medieval 2. Compreender as particularidades da historiografia e cronologia sobre as heresias e da Inquisição no contexto da Idade Média 3. Identificar os processos de transformação e os fatores de desenvolvimento e institucionalização da Inquisição entre os séculos IV e XV 4. Refletir criticamente sobre os processos históricos da relação entre Igreja e Estado e dos discursos anti-heresia. 

Ementa
Estudos sobre o desenvolvimento e a institucionalização da Inquisição medieval (X-XV) em termos da definição, contextualização de ‘heresias’, dos discursos e do poder e autoridade na intersecção entre Estado e Igreja. Estudo das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais que fundamentam a emergência e estabelecimento da Inquisição de dos discursos anti-heréticos. Definição dos tribunais, julgamentos, acusações, violências e intolerâncias. A Inquisição Ibérica. A Inquisição na cultura popular.

Bibliografia
BARROS, J. D’A. Papas, Imperadores e Hereges na Idade Média. Petrópolis: Vozes, 2012. DELUMEAU, J. História do Medo no Ocidente (1300-1800). São Paulo: Companhia das Letras, 1990. FALBEL, N. Heresias medievais. São Paulo: Perspectiva, 1977. FLANNERY, M. C.; WALTER, K. L. The culture of Inquisition in Medieval England. Boydell & Brewer, 2013. GINZBURG, C. O Queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Cia. das Letras, 1998. GINZBURG, C. Os andarilhos do bem. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. LE GOFF, J. O Imaginário Medieval. Lisboa: Estampa, 1994. LEFF, G. Heresy in the Later Middle Ages. Nova York: Manchester University Press, 1967, 2 vols. MACEDO, J. R. Heresia, cruzada e inquisição na França medieval. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. ZERNER, M. Inventar a heresia? Discursos polêmicos e poderes antes da Inquisição. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

Bibliografia Complementar
BAKHTIN, M. M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. DUBY, G. Economia rural e vida no campo no Ocidente Medieval. Lisboa: Ed. 70, 1987. FERNANDES, F. R. Do pacto e seus rompimentos: os Castros galegos e a condição de traidor na guerra dos cem anos. 1. ed. Curitiba, PR: Prismas, 2016. FRANCO Jr., H. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001.FRANCO Jr., H. A Eva barbada: ensaios de mitologia medieval. São Paulo: EDUSP, 1996. HEERS, J. História Medieval. Rio de Janeiro: Difel, 1977. KOCHAKOWICZ, L. Heresia. In: ENCICLOPÉDIA EINAUDI. Mythos/Logos, Sagrado/Profano (V. 12). Lisboa: Imprensa Nacional, 1987, p. 301-325. LAMBERT, M. Medieval Heresy. Popular movements from the Gregorian Reform to the Reformation. Oxford: Blackwell, 1992. LAUAND, L. J. Cultura e educação na Idade Média: textos do Século V ao XIII. São Paulo: Martins Fontes, 1998. LE GOFF, J. (org.). Hérésies et Sociétés dans l`Europe pré-industrielle 11e-18e siècles. Paris: Mouton, 1968. LE GOFF, J. (dir.). O homem medieval. Lisboa: Presença, 1989. LE GOFF, J.; SCHIMITT, J.-C. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru: EDUSC, 2002. LE GOFF, J. A civilização do ocidente medieval. São Paulo: EDUSC, 2005. LE GOFF, J. O maravilhoso e o cotidiano no ocidente medieval. Lisboa: Edições 70, 1985. LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Lisboa: Gradiva, 1984. PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: UNESP, 2000. PERNOUD, R. Idade Média: o que não nos ensinaram. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Agir, 1994. VERGER, J. Cultura, ensino e sociedade no Ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru: Edusc, 2001. ZIERER, A.; XIMENDES, C. A. (org.). História antiga e medieval: cultura e ensino. São Luís, MA: Editora UEMA, 2009. ZIMO, A. E.; SPRECHER, T. D. V.; REYERSON, K. Rethinking Medieval Margins and Marginality. London: Routledge, 2020.
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