Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
A IBÉRIA MEDIEVAL ( HIS16478 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Compreender as linhas gerais das sociedades da Península Ibérica em contexto medieval 2. Compreender as particularidades da história, historiografia e cronologia da Hispania e Ibéria 3. Identificar os processos de transformação e os fatores de transição na sociedade tardo-antiga à sociedade medieval na Península Ibérica entre os séculos IV e XV 4. Refletir criticamente sobre os processos históricos do Estado e da sociedade tardo-antiga e medieval irradiada a partir da Península Ibérica.

Ementa
Estudos das estruturas políticas, econômicas e socioculturais das civilizações da Ibéria Medieval entre os séculos V e XV de acordo com os seguintes aspectos: a) políticos. A Hispania tardo-antiga. A Ibéria Medieval. Império Romano. Reinos romano-germânicos. Califados; b) econômicos. O meio ambiente, os recursos naturais, a comunicação e os transporte e técnicas de produção. O trabalho, a mão de obra e a economia urbana e rural; c) socioculturais. Os pobres. Os estrangeiros. O camponês. O militar. O intelectual. As mulheres. Os comerciantes. O bispo. Os funcionários da administração. Imperadores. Califas. Reis. Os santos e os monges. A cidade e o campo.

Bibliografia
BARROCA, M. J. Epigrafia medieval portuguesa (862-1422). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000. BOWES, K.; KULIKOWSKI, M. Hispania in Late Antiquity. Leiden: Brill, 2005. FERNANDES, F. R. Do pacto e seus rompimentos: os castros galegos e a condição de traidor na Guerra dos Cem Anos. Curitiba: Prismas, 2016. FERNANDES, F. R.; FRIGHETTO, R. Cultura e poder na Península Ibérica. Curitiba: Juruá, 2001. LE GOFF, J.; SCHMITT, J.-C. (org). Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru: Edusc, 2002. 2V. SAFRAN, J. M. Defining Boundaries in Al-Andalus: Muslims, Christians, and Jews in Islamic Iberia. Ithaca: Cornell University Press, 2015. RUCQUOI, A. História medieval da Península Ibérica. Lisboa: Estampa, 1995. RUIZ, T. F. Crisis and continuity: land and town in Late Medieval Castile. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1994. SILVA, A. C. L. F. da. Reflexões sobre a hagiografia ibérica medieval: um estudo comparado do ‘Liber Sancti Jacobi’ e das vidas de santos de Gonzalo de Berceo. Rio de Janeiro: EdUFF, 2008.

Bibliografia Complementar
BAKHTIN, M. M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. DUBY, G. Economia rural e vida no campo no Ocidente Medieval. Lisboa: Ed. 70, 1987. FERNANDES, F. R. Do pacto e seus rompimentos: os Castros galegos e a condição de traidor na guerra dos cem anos. 1. ed. Curitiba, PR: Prismas, 2016. FRANCO Jr., H. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001. FRANCO Jr., H. A Eva barbada: ensaios de mitologia medieval. São Paulo: EDUSP, 1996. HEERS, J. História Medieval. Rio de Janeiro: Difel, 1977. LAUAND, L. J. Cultura e educação na Idade Média: textos do Século V ao XIII. São Paulo: Martins Fontes, 1998. LE GOFF, J. (dir.). O homem medieval. Lisboa: Presença, 1989. LE GOFF, J.; SCHIMITT, J.-C. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru: EDUSC, 2002. LE GOFF, J. A civilização do ocidente medieval. São Paulo: EDUSC, 2005. LE GOFF, J. O maravilhoso e o cotidiano no ocidente medieval. Lisboa: Edições 70, 1985. LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Lisboa: Gradiva, 1984. PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: UNESP, 2000. PERNOUD, R. Idade Média: o que não nos ensinaram. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Agir, 1994. VERGER, J. Cultura, ensino e sociedade no Ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru: Edusc, 2001. ZIERER, A.; XIMENDES, C. A. (org.). História antiga e medieval: cultura e ensino. São Luís, MA: Editora UEMA, 2009.ZIMO, A. E.; SPRECHER, T. D. V.; REYERSON, K. Rethinking Medieval Margins and Marginality. London: Routledge, 2020.
Carregando...