Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Pensamento Crítico e Estudos Decoloniais ( HIS14792 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
A intenção do curso Pensamento Crítico e Estudos Descoloniais é explorar de maneira conjunta temas que promovam a compreensão da atualidade, da época da modernidade-colonialidade em que se vive e das perspectivas da vida e da espécie humana; despertar a compreensão da importância de uma virada epistemológica descolonial; refletir sobre os conceitos e categorias com os quais estamos pensando; superar: o heleno centrismo, (a ideia de que as filosofias políticas tiveram sua origem na Grécia), o ocidentalismo (que não reconhece a importância do Império bizantino para o início da Modernidade), o eurocentrismo (que despreza ou ignora tudo o que foi alcançado prática e politicamente por outras culturas distintas da europeia como as culturas chinesas, do subcontinente indiano, islâmicas, astecas, maias e incas, etc.), a periodização da história segundo critérios europeus (idade antiga, idade média, idade moderna e idade contemporânea), o secularismo tradicional das filosofias políticas (que encobre e demoniza o imaginário mítico das culturas), o colonialismo teórico das filosofias políticas nos países periféricos (que exclui a América latina quando se trata as origens da modernidade); transformar nossa atual forma de pensar a vida em outra distinta na qual seja possível a vida digna de toda a humanidade e também a sobrevivência por meio da elaboração de outro tipo de conhecimento, de racionalidadee sabedoria, avançar nossas investigações de filosofia econômica para propor novos enunciados filosófico- econômicos como contribuição aos debates atuais, não só teóricos senão igualmente práticos úteis nas transformações econômicas e políticas, além de culturais, de gênero, raciais, epistemológicos como já se vemdando ao começo do Século XXI.

Bibliografia

Bibliografia Complementar
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