Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Sociedade Capixaba Colonial ( HIS13297 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Entender as formas de organização social de Antigo Regime articuladas com as formas de socialização coloniais num contexto de domínio político e econômico do português e mesclagem étnica, religiosa e cultural na capitania.

Ementa
Estudos de temas relacionados à sociedade capixaba no período colonial, a critério do professor, tais como: a formação das vilas e núcleos urbanos; a configuração das elites e grupos de poder; a formação da sociedade pluriétnica no Espírito Santo; missionação, religiosidades e educação formal na capitania; práticas culturais, costumes e modos de viver na sociedade colonial capixaba.

Bibliografia
BITTENCOURT, Gabriel A. M. História Geral e Econômica do Espírito Santo. Do engenho colonial ao complexo fabril-portuário. Vitória: Multiplicidade, 2006. OLIVEIRA, José Teixeira. História do Estado do Espírito Santo. Vitória: Secult, 2008. 3 ed. RICUPERO, Rodrigo. A formação da elite colonial. Brasil (c. 1530-c.1630). São Paulo: Alameda, 2009

Bibliografia Complementar
NOVAES, Maria Stella. Medicina e remédios no Espírito Santo: história e folclore. Vitória: Dep. Imprensa Oficial, 1964. 2 ed. ____. A mulher na história do Espírito Santo: história e folclore. Vitória: IHGES, 1999. ____. História do Espírito Santo. Vitória: FEES, [196-?]. 455p. SALDANHA, António Vasconcelos de. As capitanias do Brasil Antecedentes, desenvolvimento e extinção de um fenômeno atlântico. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. 2001. SALETTO, Nara. Donatários, Colonos, Índios e Jesuítas.O início da colonização do Espírito Santo. Vitória: Arquivo Público do Estado do E. Santo, 2011.
Carregando...