Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Movimentos Políticos Pós-Independência ( HIS13292 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender o processo de consolidação da autoridade política no novo estado brasileiro, considerando os movimentos sociais de resistência a Monarquia.

Ementa
A Confederação do Equador. Os "guerrilheiros do imperador" e a guerra dos caboclos em Pernambuco. O Pará e a Cabanagem. As rebeliões escravas: os malês na Bahia. O Maranhão e a Balaiada. A Sabinada e a República Bahiense. A Revolução Farroupilha e a República Juliana. As Revoluções liberais de 1842. A Revolução Praieira.

Bibliografia
SCHWARCZ, L. M.  As Barbas do Imperador, São Paulo, Companhia das Letras, 1999. MELO, Evaldo C.  O norte agrário e o império, Rio de Janeiro, INL, 1984. URICOECHEA, F.  O Minotauro Imperial, Rio de Janeiro, Difel, 1978. REIS, José João. A Resistência Negra no Brasil Oitocentista. São Paulo: Editora Senac, 2000. NASSOA, Isabel A.  O império do Progresso: a revolução Praieira, São Paulo, Brasiliense, 1987.

Bibliografia Complementar
RIBEIRO, José Iran. O Império e as revoltas: Estado e nação nas trajetórias dos militares do exército imperial no contexto da Guerra dos Farrapos. Rio de Janeiro, RJ: Arquivo Nacional, 2013. 331 p SANTOS, Maria Januaria Vilela. A Balaiada e a insurreição de escravos no Maranhão. São Paulo: Ática, 1983. x, 145p. (Ensaios (Ática) ; 101). SOUZA, Paulo César de. A Sabinada: a revolta separatista da Bahia, 1837. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 267 p
Carregando...