Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Formação da Política Externa Brasileira ( HIS13290 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
DESENVOLVER o espírito crítico, através de leituras e interpretações de textos representativos das principais correntes historiográficas concernentes à história das relações internacionais. COMPREENDER o significado dos fatores históricos na formação da política externa brasileira, no contexto da formação e desenvolvimento das relações capitalistas predominantes e hegemônicas, entre os séculos XIX e XXI. INTERPRETAR as consequências da afirmação da identidade brasileira, no cenário internacional, e as resistências relacionadas à formulação de uma política externa independente, nos termos das relações Centro-Periferia.

Ementa
A hegemonia britânica e a política externa do Período Monárquico. A Era do Barão do Rio Branco. A Revolução de 1930 e os primórdios da hegemonia norte-americana. O duplo jogo de Getúlio Vargas. A 2.ª guerra Mundial e a afirmação da hegemonia norte-americana. O racionalismo e o terceiro mundismo. A ideologia da segurança nacional e a política do "Brasil Potência". A globalização, os blocos econômicos e o Mercosul.

Bibliografia
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Relações internacionais e política externa do Brasil: dos descobrimentos à globalização. Porto Alegre, Ed. da Universidade (UFRGS), 1998. BANDEIRA, Moniz. Presença dos Estados Unidos no Brasil: dois seculos de história. 2. ed. -. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978 CERVO, Amado Luiz & BUENO, Clodoaldo. História da política exterior do Brasil. Brasília, Ed. UnB, 2002. LAFER, Celso. A identidade internacional do Brasil e a política externa brasileira. São Paulo, Perspectiva, 2001.        

Bibliografia Complementar
  ALMEIDA, Paulo Roberto de. O estudo das relações internacionais do Brasil. São Paulo, Unimarco Editora, 1999. BANDEIRA, Moniz. Brasil-Estados Unidos: a rivalidade emergente (1950-1988). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989 LEITE, Patricia Soares. O Brasil e a cooperação sul-sul em três momentos de política externa: os governos Jânio Quadros/João Goulart, Ernesto Geisel e Luiz Inácio Lula da Silva. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2011. MAGNOLI, Demétrio. O corpo da patria: imaginação geografica e politica externa no Brasil (1808-1912). São Paulo: Ed. da UNESP: Moderna, 1997. PINHEIRO, Leticia. Política externa brasileira (1889-2002). Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2004. RIBEIRO, Edgard Telles. Diplomacia cultural: seu papel na politica externa brasileira. Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 2011.          
Carregando...