Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
História da Revolução Industrial ( HIS13232 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1.    Tratar dos antecedentes da Revolução Industrial; 2.    Compreender as razões pelas quais a Revolução Industrial se deu na Inglaterra durante os séculos XVIII e XIX; 3.    Compreender fenômenos como a urbanização, a industrialização e a modernidade inglesa do século XIX.

Ementa
Disciplina voltada para a compreensão e problematização, de forma analítica, das mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais ocorridas na Inglaterra durante o século XIX abordando temas como a Revolução Industrial e seus antecedentes; o ludismo e o cartismo; as reformas das décadas de 1830 e 1840; a crise do final do século; a época vitoriana.

Bibliografia
1. GAY, Peter. A experiência burguesa da Rainha Vitória a Freud. Tradução de Per Salter. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. 2. LANDES, David S. Prometeu desacorrentado: transformação tecnológica e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, desde 1750 até a nossa época. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994. 3.POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens da nossa época. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2000.

Bibliografia Complementar
1. HOBSBAWM, Eric J. Da Revolução Industrial inglesa ao imperialismo. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. 2. LANDES, David S. A riqueza e a pobreza das nações: por que algumas são tão ricas e outras são tão pobres. 12 ed. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Elsevier, 1998. 3. MANTOUX, Paul. A revolução industrial no século XVIII: estudo sobre os primordios da grande indústria moderna na Inglaterra. São Paulo: Ed. UNESP: Hucitec, [1988?] 4. THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. 5. ____. A formação da classe operária inglesa. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
Carregando...