Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Jogos e brinquedos e História ( HIS13216 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Analisar a história dos brinquedos no mundo ocidental; jogos, ludicidade e aprendizagem; conceituar tipos de jogos e adequações aos estágios do desenvolvimento cognitivo infantil e juvenil; estudar jogos para crianças e adultos, discutir a relação entre gênero e brinquedos; problematizar  uso de jogos e brinquedos na sala de aula; estimular projetos, pesquisas e confecção de jogos com conteúdo histórico para servirem de recurso didático e instrumento de aprendizagem.

Ementa
Didática da História; Jogos e brinquedos como instrumentos de aprendizagem; faixas etárias, conteúdos e séries educacionais; ludicidade e aprendizagem; História dos brinquedos; Tipologia de jogos (cartas, roletas, interativos, eletrônicos, digitais, etc). Produção de jogos e brinquedos com conteúdo histórico para uso na sala de aula.

Bibliografia
CARDOSO, Ciro F. Os métodos da história. Rio de Janeiro: Graal, 1990. CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia da história. Rio de Janeiro: Câmpus, 1997. REIS, José Carlos. História & teoria. Rio de Janeiro: FGV, 2004. UFES. Guia para apresentação de trabalhos acadêmicos na UFES. Vitória: Edufes, 2005. VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo et alii. A pesquisa em história. São Paulo: Ática, 1989.  

Bibliografia Complementar
AROSTEGUI, Julio. Método e técnicas na pesquisa histórica. In: In: A pesquisa histórica. Bauru: Edusc, 2005. BARROS, José D. Hipóteses. In: O projeto de pesquisa em história. Petrópolis: Vozes, 2007. BARROS, José D. O quadro teórico. In: O projeto de pesquisa em história. Petrópolis: Vozes, 2007. BARROS, José D´Assunção. Os campos da história. Petrópolis: Vozes, 2006. BENJAMIN, W. Obras escolhidas 1. São Paulo: Brasiliense, 1995. BENTIVOGLIO, Julio. Dicas para a redação do projeto de pesquisa. Catalão: CAC-UFG, 2005. BENTIVOGLIO, Julio. Os itens da pesquisa. Catalão: CAC-UFG, 2004. CARDOSO, Ciro F. Domínios da história. Rio de Janeiro: Campus, 1996. CERTEAU, Michel de. A operação historiográfica. In: A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002. CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990. DOSSE, François. A história à prova do tempo. São Paulo: Edunesp, 2000. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. São Paulo: Martins Fontes, 2002. HUNT, Lynn (org). A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992. LAVILLE, Christian & DIONNE, Jean. Problema e problemática. In: A construção do saber. Porto Alegre: Artmed, 1999. LE GOFF, Jacques. Documento monumento. In: História e memória. Campinas: Unicamp, 2005. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed.Unicamp, 1994. MARROU, Henri-I. Do conhecimento histórico. Lisboa: Aster, s.d.  PROST, Antoine. A história como compreensão. In: Doze lições sobre a história. São Paulo: Autêntica, 2008. PROST, Antoine. As questões do historiador. In: Doze lições sobre a história. São Paulo: Autentica, 2008. PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. São Paulo: Autêntica, 2008. PROST, Antoine. Verdade e função social da história. In: Doze lições sobre a história. São Paulo: Autêntica, 2008. PROST, Antoine.Imaginação e atribuição causal. In: Doze lições sobre a história. São Paulo: Autêntica, 2008. REIS, José Carlos. A história entre a filosofia e a ciência. São Paulo: Ática, 1992. RÜSEN, Jörn. Como Surge dos feitos a história? In: Razão histórica. Brasília: Unb, 2001. RÜSEN, Jörn. Metodologia. In: Reconstrução do passado. Brasília: UnB, 2007. RÜSEN, Jörn. Sistemática. In: Reconstrução do passado. Brasília: UnB, 2007. SAMARA, Eni de Mesquita & TUPY, Ismênia S. S. T. O trabalho com o documento. In: História e documento e metodologia de pesquisa. São Paulo: Autêntica, 2007. UFES. Guia para apresentação de trabalhos acadêmicos na UFES. Vitória: Edufes, 2005. VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo et al. Os passos da pesquisa. In: A pesquisa em história. São Paulo: Ática, 1989.
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