a) Discutir o que é historiografia e como pensá-la como um objeto historiográfico à luz de algumas interpretações mais correntes;
b) Analisar as aproximações dos estudos de história da historiografia com a chamada história intelectual;
c) Apresentar alguns momentos decisivos de estudos sobre a teoria da história na produção historiográfica brasileira;
d) Compreender o sentido, as abordagens, os paradigmas, os temas e as preocupações mais gerais dos estudos devotados ao campo da teoria da história no Brasil nos séculos 19, 20 e início do século 21;
e) Apresentar uma discussão sobre a memória produzida em torno da historiografia brasileira a partir da análise do momento conhecido como de reinvenção do Brasil e de constituição do chamado paradigma da formação , nos historiadores da geração de 1930: Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e, incluído também neste grupo, Oliveira Viana;
f) O intuito é pensar não somente o viés analítico ou a metodologia que informaram a produção de seus estudos fundamentais, mas, sobretudo, a imaginação e o estilo historiográfico que constituíram, que foram responsáveis pela construção de uma poderosa memória disciplinar e uma enorme influência na historiografia brasileira posterior.