Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Historiografia Brasileira ( HIS13212 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
a) Discutir o que é historiografia e como pensá-la como um objeto historiográfico à luz de algumas interpretações mais correntes; b) Analisar as aproximações dos estudos de história da historiografia com a chamada história intelectual; c) Apresentar alguns momentos decisivos de estudos sobre a teoria da história na produção historiográfica brasileira; d) Compreender o sentido, as abordagens, os paradigmas, os temas e as preocupações mais gerais dos estudos devotados ao campo da teoria da história no Brasil nos séculos 19, 20 e início do século 21; e) Apresentar uma discussão sobre a memória produzida em torno da historiografia brasileira a partir da análise do momento conhecido como de reinvenção do Brasil e de constituição do chamado paradigma da formação , nos historiadores da geração de 1930: Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e, incluído também neste grupo, Oliveira Viana; f) O intuito é pensar não somente o viés analítico ou a metodologia que informaram a produção de seus estudos fundamentais, mas, sobretudo, a imaginação e o estilo historiográfico que constituíram, que foram responsáveis pela construção de uma poderosa memória disciplinar e uma enorme influência na historiografia brasileira posterior. 

Ementa
A natureza e o escopo da história na historiografia brasileira. A teoria da história na historiografia brasileira. A história da história no Brasil. Análise perspectiva da produção historiográfica brasileira com destaque para as reflexões referentes à teoria da história e ao problema da escrita da História. O impacto de determinados ideários e seus reflexos na pesquisa histórica no Brasil nos séculos 19, 20 e 21. A historiografia brasileira: historiadores, correntes historiográficas e campos de análise.

Bibliografia
ALMEIDA, Marta de; VERGARA, Moema de Rezende (Org.). Ciência, história e historiografia. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins; São Paulo: Via Lettera, 2008. NOVAIS, Fernando A. Aproximações: estudos de história e historiografia. São Paulo, SP: CosacNaify, 2005 FENELON, Déa Ribeiro (Org.). 50 textos de história do Brasil. Sao Paulo: Hucitec, 1986.

Bibliografia Complementar
COUTO, Jorge. A construção do Brasil: ameríndios, portugueses e africanos, do início do povoamento a finais de Quinhentos. Lisboa: Ed. Cosmos, 1998. MARRAS, Stelio (Org.). Atualidade de Sérgio Buarque de Holanda. São Paulo: Edusp: Instituto de Estudos Brasileiros, 2012. NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos; GONÇALVES, Adelaide (Org.). Caio Prado Jr.: legado de um saber-fazer histórico. São Paulo, SP: Hucitec, 2013
Carregando...