Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
História Global ( HIS13208 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
O programa cobre as seguintes áreas temáticas: neoimperialismo e movimentos de resistência; circulação global de commodities; ondas transnacionais de protestos e manifestações populares; a globalização da música, do cinema e da moda; contágios, epidemias e políticas globais de saúde; ideias e intelectuais de alcance global; dimensões transnacionais do gênero e da sexualidade; América Latina em perspectiva global; usos da história global na escrita de histórias nacionais. 

Ementa
Levantes da historiografia contemporânea. Seu impacto nas técnicas, teorias e princípios da pesquisa histórica pode ser visto na recente proliferação de livros, artigos, periódicos, cursos e fontes de financiamento. O processo tem sido facilitado pela atual revolução no acesso a fontes digitais de pesquisa em todo o globo. Desafiando as narrativas predominantemente nacionais da disciplina, esse movimento de internacionalização da História abre espaço para vigorosos debates e estabelece pontes com o estudo acadêmico das Relações Internacionais. Esta disciplina é talhada para alunos de pós-graduação cujas dissertações e teses operam na fronteira entre História e Relações Internacionais. O curso apresenta e discute trabalhos exemplares de História Global, incentivando cada aluno matriculado a refletir sobre seu objeto de pesquisa na perspectiva desse campo do conhecimento. O curso também deve ser visto como uma oficina de trabalho. Cada aula será estruturada de modo a discutir as escolhas conceituais e metodológicas das teses e dissertações dos participantes (inclusive as do professor), criando um ambiente colegiado para discussão dos desenhos de pesquisa individuais. 

Bibliografia
BLOCH, Marc. Apologia da história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Domínios da história : ensaios de teoria e metodologia da história . Rio de Janeiro: Câmpus, 1997. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed.Unicamp, 1994. PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. São Paulo: Autêntica, 2008. REIS, José Carlos. História & teoria . Rio de Janeiro: FGV, 2004.

Bibliografia Complementar
ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica . Bauru: Edusc, 2004. BOURDÉ, Guy & MARTIN, Hervé. As escolas históricas. Lisboa: Europa-América, 1987. BURKE, Peter. A escola dos Annales. São Paulo: Unesp, 1990. CHARTIER, Roger. A história cultural : entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990. COLLINGWOOD, R. G. Idéia de La história. México: Fondo de Cultura Econômica, 1989. DOSSE, François. A história à prova do tempo . São Paulo: Edunesp, 2000. DROYSEN, Johann G. Manual de teoria da História. Petrópolis: Vozes, 2009. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. São Paulo: Martins Fontes, 2002. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. São Paulo: Martins Fontes, 2002. FREITAS, Marcos (org). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1996. GARDINER, Patrick. Teorias da história. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1996. GAY, Peter. O estilo na história. Gibson, Ranke, Macaulay e Burckhardt. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. HARTOG, François. O século XIX e a história: o caso Fustel de Coulanges. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. HUNT, Lynn (org). A nova história cultural . São Paulo: Martins Fontes, 1992. JULIA, Dominique & BOUTIER, Jean. Passados recompostos : campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: Ed.UFRJ/ Ed. FGV. KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006. LANGLOIS, C. & SEIGNOBOS, C. Introdução aos estudos históricos. São Paulo: Renascença, 1946. LE GOFF, Jacques. História nova. São Paulo: Martins Fontes, 2000. LE GOFF, Jacques. História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979. LE GOFF, Jacques. História: novos problemas . Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979. MALERBA, Jurandir. Lições de história. Rio de Janeiro:  FGV, 2010. 2v. MARROU, Henri-I. Do conhecimento histórico. Lisboa: Aster, s.d.  MARX, Karl. Grundrisse. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011. REIS, José Carlos. A história entre a filosofia e a ciência. São Paulo: Ática, 1992. RÜSEN, Jörn. Razão histórica. Brasília: Ed. Unb, 2001 WHITE, Hayden. Trópicos do discurso. São Paulo: Edusp, 2002.
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