Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
História das Ideias e História Conceitual ( HIS13198 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Discutir diferentes concepções no estudo da história das idéias. Apresentar e problematizar as principais correntes existentes; capacitar os alunos a identificar problemas e abordagens predominantes nas escolas de pensamento; analisar autores e obras fundamentais do campo. 

Ementa
História das Idéias, História Intelectual e História Conceitual: definições e debates. Tradicionalismo e inovação no estudo da história do pensamento. Arthur Lovejoy e  escola collingwoodiana. Contextualismo e Escola de Cambridge; Paul Veyne e Foucault. A Begriffsgeschichte de Reinhart Koselleck.

Bibliografia
CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia da história. Rio de Janeiro: Câmpus, 1997. CHARTIER, Roger. História intelectual e história das mentalidades: uma dupla reavaliação. In: A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1990. DARNTON, Robert. História intelectual e cultural. In: O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Cia das Letras, 1990. KOSELLECK, R. Futuro passado. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006. SKINNER, Quentin. Fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Bibliografia Complementar
MANNHEIM, Karl. “O problema da ‘intelligentsia’: um estudo de seu papel no passado e no presente”. In: Sociologia da cultura. São Paulo, Perspectiva, 1974. p. 69- 139. MANNHEIM, Karl; MERTON, Robert K.; MILLS, C. W. Sociologia do conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1974. MERTON, Robert K. Ensaios de sociologia da ciência. São Paulo: Ed. 34/Associação Filosófica Scientiae Studia, 2013 PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. São Paulo: Autêntica, 2008. CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990. DOSSE, François. A história à prova do tempo. São Paulo: Edunesp, 2000. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. São Paulo: Martins Fontes, 2002. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. São Paulo: Martins Fontes, 2002. JULIA, Dominique & BOUTIER, Jean. Passados recompostos: campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: Ed.UFRJ/ Ed. FGV. MARX, Karl. Grundrisse. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011. REIS, José Carlos. A história entre a filosofia e a ciência. São Paulo: Ática, 1992. WHITE, Hayden. Trópicos do discurso. São Paulo: Edusp, 2002.
Carregando...