Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Monografia I ( HIS13132 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
3

Objetivos
Elaborar projeto de pesquisa em História.

Ementa
Início da pesquisa monográfica por meio do desenvolvimento de atividades programadas, tais como levantamento bibliográfico, leituras, fichamentos, apresentações de seminários e coletas de fontes. Configuração do projeto de pesquisa.

Bibliografia
BARDIN, L. Análise de Conteúdo . Lisboa: Edições 70, 2011. BARROS, A. D. J. P. D.; LEHFELD, N. A. D. S. Projeto de Pesquisa: propostas metodológicas. 18. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. BARROS, J. D. O projeto de pesquisa em História: da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. BOURDIEU, P. O poder simbólico . Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. BURKE, P. História e Teoria Social . São Paulo: UNESP, 2002. CARDOSO, C. F. Uma introdução à História . São Paulo: Brasiliense, 1981. CARDOSO, Ciro Flamarion S. e BRIGNOLI, Hector Perez. Os métodos da História. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1981. CASTRO, Rosângela Vassalle de. Informações básicas para a normalização bibliográfica . 2. ed. Belo Horizonte: Edições PUC-MG, 1992. CARVALHO, M. M. de; FUNARI, P. P. A. Os avanços da História Antiga no Brasil. História , v. 26, n. 1, 2007, p. 14‑ 19. CHARTIER, R. História Cultural . Lisboa: Difel, 2002. FUNARI, P. P. A. Antiguidade Clássica . Campinas: Unicamp, 2003. FUNARI, P. P. A. Cidadania, erudição e pesquisas sobre a Antiguidade Clássica no Brasil. Boletim do Centro do Pensamento Antigo , n.3, 1997, p. 83‑ 97. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 1997. GUARINELLO, N. L. História Antiga . São Paulo: Contexto, 2013. KAHLMEYER-MERTENS, R. S. E. A. Como elaborar projetos de pesquisa: linguagem e método. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007. LUNA, Sérgio Vasconcelos. D. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2002. RÉMOND, R. Por uma História Política . Rio de Janeiro: FGV, 2003. ROBIN, R. História e Linguística . São Paulo: Cultrix, 1977, p. 153‑ 172. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 14. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 1986. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Guia para normalização de referências bibliográficas: NBR 6023: 2002 . 3. ed. Vitória: A Biblioteca, 2005. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Normalização e apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos: guia para alunos, professores e pesquisadores da UFES. 7. ed. Vitória: A Biblioteca, 2005. VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo et al. A pesquisa em História . São Paulo: Ática, 1991 (Série Princípios). VOLPATO, Gilson Luiz. Pérolas da redação científica . São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. WEG, R. M. Fichamento . São Paulo: Paulistana, 2009.

Bibliografia Complementar
BIANCHETTI, Lucídio e MACHADO, Ana Maria Netto (orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis: Ed. da UFSC; São Paulo: Cortez, 2002. BURKE, P. Testemunha ocular . Bauru: EDUSC, 2004, p. 99‑ 125. CADIOU, F.; COULOMB, C.; LEMONDE, A.; SANTAMARIA, Y. Como se faz a história, historiografia, método e pesquisa . Petrópolis: Vozes, 2007. CARDOSO, Ciro Flamarion S. Uma introdução à história . 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988. CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Domínios da História . Rio de Janeiro: Campos, 1997. CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Novos domínios da História . Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. DEMO, Pedro. Metodologia científica em Ciências Sociais . 2. ed. ed. São Paulo: Atlas, 1992. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986. BURKE, P. Testemunha ocular . Bauru: EDUSC, 2004, p. 99‑ 125. CADIOU, F.; COULOMB, C.; LEMONDE, A.; SANTAMARIA, Y. Como se faz a história, historiografia, método e pesquisa . Petrópolis: Vozes, 2007. CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Domínios da História . Rio de Janeiro: Campos, 1997. GEERTZ, C. Interpretação das culturas . Rio de Janeiro: LTC, 2008, p. 13‑ 41. HUNT, L. A nova história cultural . São Paulo: Martins Fontes, 2001. LE GOFF, J. História e memória . Campinas: Unicamp, 1990. MARROU, H‑ I. Sobre o conhecimento histórico . Rio de Janeiro: Zahar, 1978. MOMIGLIANO, A. As raízes da clássicas da historiografia moderna . Bauru: EDUSC, 2004. PINSKY, C. B. Fontes históricas . São Paulo: Contexto, 2011. PINSKY, C. B.; LUCA, T. R de. O historiador e suas fontes . São Paulo: Contexto, 2012. SPINA, Segismundo. Normas gerais para os trabalhos de grau. Um breviário para o estudante de Pós-graduação . 2. ed. ed. São Paulo: Ática, 1984. VEYNE, P. O inventário das diferenças . Lisboa: Gradiva, 1989.
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