Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Curricular Supervisionado em História II ( EPS13130 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
200
Número de Créditos:
9

Objetivos
Desenvolver a formação de um profissional consciente de seu papel na sociedade atual, que integre diferentes saberes para atuar na realidade escolar de forma ativa e transformadora, interagindo na fronteira do ensino e da pesquisa e conhecedor das principais questões atuais relacionadas com seu trabalho.

Ementa
Construção da práxis docente do profissional de História. Observação, registros e docência no ensino da História. Problematização, planejamento, execução e socialização de ações realizadas em diferentes tempos e espaços escolares da dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Especificidades do processo formativo como a educação de público-alvo da educação especial, a educação do campo, a educação de jovens e adultos, a educação profissional, a educação indígena e das relações étnico-raciais. Reflexão sobre o ensino de História e sua relação com uma Educação para a Paz. Procedimentos metodológicos com fontes imagéticas e  patrimoniais.

Bibliografia
MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (Org.). Ensino de história : sujeitos, saberes e práticas. 3. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012. PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas . 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011. PAIVA, Eduardo França. História & imagens. 2. ed. - Belo Horizonte: Autêntica, 2004. SILVA, Cristiani Bereta da (Org.[et. al.]). Experiências de ensino de história no estágio supervisionado. Florianópolis, SC: UDESC, 2011. 359 p. ISBN 9788561136413.  

Bibliografia Complementar
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes (Org.). O Saber histórico na sala de aula. 12. ed. São Paulo, SP: Contexto, 2012. 175 p. CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2011. PINSKY, Jaime (Org.). 12 faces do preconceito. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2000. PARANHOS, Kátia Rodrigues; LEHMKUHL, Luciene; PARANHOS, Adalberto (Org.). História e imagens: textos visuais e práticas de leituras. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2010. 191 p. ISBN 9788575911426
Carregando...