Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Curricular Supervisionado em História I ( EPS13128 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
200
Número de Créditos:
9

Objetivos
Desenvolver a formação de um profissional consciente de seu papel na sociedade atual, que integre diferentes saberes para atuar na realidade escolar de forma ativa e transformadora, interagindo na fronteira do ensino e da pesquisa e conhecedor das principais questões atuais relacionadas com seu trabalho.

Ementa
Construção da práxis docente do profissional de História. Observação, registros e docência no ensino da História. Problematização, planejamento, execução e socialização de ações realizadas em diferentes tempos e espaços escolares dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Especificidades do processo formativo como a educação de público-alvo da educação especial, a educação do campo, a educação de jovens e adultos, a educação profissional, a educação indígena e das relações étnico-raciais. Reflexão sobre o ensino de História e sua relação com uma Educação para a Paz. Procedimentos metodológicos com fontes escritas e orais.

Bibliografia
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca (Org.). Cultura política e leituras do passado : historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: FAPERJ, 2007. 503 p. ISBN 9788520006955. MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (Org.). Ensino de história sujeitos, saberes e práticas . 3. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012. PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas . 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011. SILVA, Cristiani Bereta da (Org. [et. al.). Experiências de ensino de história no estágio supervisionado . Florianópolis, SC: UDESC, 2011. 359 p. ISBN 9788561136413.

Bibliografia Complementar
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história : fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. FERRO, Marc.  A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação . São Paulo: IBRASA, 2009. 305 p. GONTIJO, Rebeca; MAGALHÃES, Marcelo de Souza; ROCHA, Helenice Aparecida Bastos (Org.). Escrita da história escolar: memória e historiografia . Rio de Janeiro Editora FGV, 2009. 472 p. ISBN 9788522507542 PINSKY, Jaime (Org.). 12 faces do preconceito . 2. ed. São Paulo: Contexto, 2000. PIROLA, André Luiz Bis; LEITE, Juçara Luzia. O livro didático no Espírito Santo e o Espírito Santo no livro didático : história e representações.2008. 265 f. Dissertação (Mestrado).
Carregando...