Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Prática e Pesquisa em Ensino de Teoria e Metodologia da História ( HIS13125 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
1)             Desenvolver prática/pesquisa do ensino-aprendizagem em espaços como: secretarias de educação, sindicatos, "agências educacionais não escolares", comunidades e laboratórios de ensino; 2)             Elaborar e aplicar instrumentos de avaliação diagnóstica, planejamento e desenvolvimento de aulas, elaboração e aplicação de instrumentos de avaliação de aprendizagem, desenvolvimento, aplicação e avaliação de jogos, CD’s e outros materiais curriculares (didáticos, paradidáticos), planejamento curricular – incluindo planejamento de ensino por projetos, planejamento de ensino – de unidades e aulas;

Ementa
Articulação de conhecimentos teóricos e práticas com vistas à formação do professor da educação básica. Desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem nas habilidades de produção, crítica e transmissão do conhecimento em metodologias e teorias da história. Análise e/ou elaboração de materiais didáticos que expressem o ensino-aprendizagem nestas vertentes do conhecimento histórico.

Bibliografia
  ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (orgs.).   Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia   . Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. ABREU, M.; SOIHET, R. (Org.).   Ensino de História   . Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes.   Ensino de História: fundamentos e métodos   . 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. BURKE, P.    Testemunha ocular   . Bauru: Edusc, 2004. CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R.   Novos domínios da História   . Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. CHEVITARESE, A. L.; CORNELLI, G.; SILVA, M. A. de O.   A tradição clássica e o Brasil   . Brasília: Fortium, 2008. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes.   Ensino de História: fundamentos e métodos   . 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.     FERRO, M.   Cinema e História   . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.   FONSECA, Thais Nivia de Lima E.   História & Ensino de História   . 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.   FUNARI, P. P. A.; GARRAFFONI, R. S. História Antiga na sala de aula. In: COLEÇÃO TEXTOS DIDÁTICOS, Campinas, 2004.   GARRAFONI, R. S. Contribuições da Epigrafia para o estudo dos gladiadores romanos no início do Principado.   História   , v. 24, n. 1, p. 247‑ 261, 2005. GOUVÊA, Maria de Fátima Sabino (Org.).   História da América: ensino, poder e identidade   . Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004. JULLIER, L.; MARIE, M.   Lendo as imagens do cinema   . São Paulo: Senac, 2009. MAGALHÃES, Marcelo et al. (Orgs.).   Ensino de história: usos do passado, memória e mídia   . Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014. PINSKY, Jaime (Org.).   O ensino de história e a criação do fato   . São Paulo: Ed. Contexto, 1988. . PINSKY, J.   100 textos de História Antiga   . São Paulo: Contexto, 2015. PIRES, F. M. (Org.).   Antigos e modernos   . São Paulo: Alameda, 2009. SILVA, G. V. da; GONÇALVES, A. T. M. Algumas reflexões sobre os conteúdos de História Antiga nos livros didáticos brasileiros.   História e Ensino   , v. 7, p. 123‑ 141, 2001. VANOYE, F.; GOLIOT‑ LÉTÉ, A.   Ensaio sobre a análise fílmica   . Campinas: Papirus, 1994.

Bibliografia Complementar
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca (orgs.).   Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história   . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. BITTENCOURT, Circe M. F.; IOKOI, Zilda Marcia Gricoli.   Educação na América Latina   . Rio de Janeiro: Expressão e Cultura; São Paulo: EDUSP, 1996. CADERNOS CEDES.   A prática do ensino de história   . São Paulo: Cortez, 1984. CARDOSO, C. F.   Sete olhares sobre a Antiguidade   . Brasília: UNB, 1994. CARDOSO, C. F.   Sociedades do antigo oriente próximo   . São Paulo: Ática, 1991. CARDOSO, C. F.   Trabalho compulsório na Antiguidade   . Rio de Janeiro: Graal, 1984 CARRETERO, Mario; ROSA, Alberto; FERNANDA GONZÁLEZ, María (comps.).   Enseñanza de la historia y memoria colectiva   . Buenos Aires: Paidós, 2006. CERRI, Luís Fernando.   Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea   . Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011. DIAS, Maria de Fátima Sabino.   A Invenção da América na cultura escolar no Brasil   . Campinas: UNICAMP, 1997. Tese de doutorado. EMBLEMAS. Dossiê: Ensino de História. Catalão: UFG - Campus de Catalão; Editora São João, v.2, n.4, 2007. ESTUDOS HISTÓRICOS. Dossiê: Ensino de História e Historiografia. Rio de Janeiro: FGV, n.41, 2008. FERREIRA, R.   Entre o sagrado e o profano: o lugar social do professor   . 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 1999. FERRO, Marc.   A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação   . São Paulo: IBRASA, 1983. FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa.   O livro didático de história no Brasil: a versão fabricada   . São Paulo: Global Ed, 1982. FUNARI, P. P. A.   Arqueologia   . São Paulo: Ática, 1988. FUNARI, P. P. A.   Antiguidade Clássica   . Campinas: UNICAMP, 2003. GATTI JÚNIOR, Décio.   A escrita escolar da história: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990)   . Bauru, SP: Edusc, 2004. GRILLO, J. G. C.; FUNARI, P. P. A.   Arqueologia Clássica   . Curitiba: Prismas, 2015. GUARINELLO, L. N.   História Antiga   . São Paulo: Contexto, 2013. HISTÓRIA & ENSINO: Revista do Laboratório de Ensino de História. Londrina: ersidade Estadual de Londrina, v.9, 2003. HISTÓRIA REVISTA. Dossiê: Ensino de História. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, v.14, n.1, 2009. KARNAL, Leandro (Org.).   História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas   . 3. ed. São Paulo: Contexto, 2005. MALERBA, Jurandir.   A História da América Latina: ensaio de crítica historiográfica   . Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. MARFAN, Marilda Almeida. (Org.).   O ensino de História e Geografia no contexto do mercosul   . MEC, SEF, s/d. NAPOLITANO, M.   Como usar a televisão na sala de aula   . São Paulo: Contexto, 2001. NAPOLITANO, M.   História e Música   . Belo Horizonte: Autêntica, 2001. PADRÓS, Enrique Serra et al. (orgs.).   Ensino de História: formação de professores e cotidiano escolar   . Porto Alegre: EST, 2002.   ROCHA, I. E.   1000 sites de História Antiga e Arqueologia   . São Paulo: Arte&Ciência, 1997. ROSENSTONE, Robert.   A história nos filmes, os filmes na história   . Tradução de Marcello Lino. São Paulo: Paz e Terra, 2010. SILVA, Marcos A. da.   História: o prazer em ensino e pesquisa   . São Paulo: Brasiliense, 1995. SILVA, G. V. da; LEITE, L. R.; SILVA, E. C. M. da; NETO, B. M. L.   Cotidiano e sociabilidades no Império Romano   . Vitória: GM, 2015. SOIHET, Rachel; BICALHO, Maria Fernanda Bicalho; GOUVÊA, Maria de Fátima S. (Orgs.).   Culturas políticas: ensaios de história cultural, história política e ensino de história   . Rio de Janeiro: Mauad, 2005. TEMPO. Dossiê Ensino de História. Rio de Janeiro: Departamento de História da UFF, n.21, 2006.  
Carregando...