Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Prática e Pesquisa em Ensino de História Antiga e Medieval ( HIS13110 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
1)         Desenvolver prática/pesquisa do ensino-aprendizagem em espaços como: secretarias de educação, sindicatos, "agências educacionais não escolares", comunidades e laboratórios de ensino; 2)         Elaborar e aplicar instrumentos de avaliação diagnóstica, planejamento e desenvolvimento de aulas, elaboração e aplicação de instrumentos de avaliação de aprendizagem, desenvolvimento, aplicação e avaliação de jogos, CD’s e outros materiais curriculares (didáticos, paradidáticos), planejamento curricular – incluindo planejamento de ensino por projetos, planejamento de ensino – de unidades e aulas;

Ementa
Articulação de conhecimentos teóricos e práticas com vistas à formação do professor da educação básica. Desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem nas habilidades de produção, crítica e transmissão do conhecimento histórico no contexto do período da História Antiga e Medieval. Análise e/ou elaboração de materiais didáticos que expressem o ensino-aprendizagem neste período histórico.

Bibliografia
 ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia . Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. ABREU, M.; SOIHET, R. (Org.). Ensino de História . Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos . 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. BURKE, P.  Testemunha ocular . Bauru: Edusc, 2004. CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Novos domínios da História . Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. CHEVITARESE, A. L.; CORNELLI, G.; SILVA, M. A. de O. A tradição clássica e o Brasil . Brasília: Fortium, 2008. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos . 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. FERRO, M. Cinema e História . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. FONSECA, Thais Nivia de Lima E. História & Ensino de História . 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. FUNARI, P. P. A.; GARRAFFONI, R. S. História Antiga na sala de aula. In: COLEÇÃO TEXTOS DIDÁTICOS, Campinas, 2004. GARRAFONI, R. S. Contribuições da Epigrafia para o estudo dos gladiadores romanos no início do Principado. História , v. 24, n. 1, p. 247‑ 261, 2005. GOUVÊA, Maria de Fátima Sabino (Org.). História da América: ensino, poder e identidade . Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004. JULLIER, L.; MARIE, M. Lendo as imagens do cinema . São Paulo: Senac, 2009. MAGALHÃES, Marcelo et al. (Orgs.). Ensino de história: usos do passado, memória e mídia . Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014. PINSKY, Jaime (Org.). O ensino de história e a criação do fato . São Paulo: Ed. Contexto, 1988. .PINSKY, J. 100 textos de História Antiga . São Paulo: Contexto, 2015. PIRES, F. M. (Org.). Antigos e modernos . São Paulo: Alameda, 2009. SILVA, G. V. da; GONÇALVES, A. T. M. Algumas reflexões sobre os conteúdos de História Antiga nos livros didáticos brasileiros. História e Ensino , v. 7, p. 123‑ 141, 2001. VANOYE, F.; GOLIOT‑ LÉTÉ, A. Ensaio sobre a análise fílmica . Campinas: Papirus, 1994.    

Bibliografia Complementar
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca (orgs.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. BITTENCOURT, Circe M. F.; IOKOI, Zilda Marcia Gricoli. Educação na América Latina . Rio de Janeiro: Expressão e Cultura; São Paulo: EDUSP, 1996. CADERNOS CEDES. A prática do ensino de história . São Paulo: Cortez, 1984. CARDOSO, C. F. Sete olhares sobre a Antiguidade . Brasília: UNB, 1994. CARDOSO, C. F. Sociedades do antigo oriente próximo . São Paulo: Ática, 1991. CARDOSO, C. F. Trabalho compulsório na Antiguidade . Rio de Janeiro: Graal, 1984 CARRETERO, Mario; ROSA, Alberto; FERNANDA GONZÁLEZ, María (comps.). Enseñanza de la historia y memoria colectiva . Buenos Aires: Paidós, 2006. CERRI, Luís Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea . Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011. DIAS, Maria de Fátima Sabino. A Invenção da América na cultura escolar no Brasil . Campinas: UNICAMP, 1997. Tese de doutorado. EMBLEMAS. Dossiê: Ensino de História. Catalão: UFG - Campus de Catalão; Editora São João, v.2, n.4, 2007. ESTUDOS HISTÓRICOS. Dossiê: Ensino de História e Historiografia. Rio de Janeiro: FGV, n.41, 2008. FERREIRA, R. Entre o sagrado e o profano: o lugar social do professor . 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 1999. FERRO, Marc. A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação . São Paulo: IBRASA, 1983. FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. O livro didático de história no Brasil: a versão fabricada . São Paulo: Global Ed, 1982. FUNARI, P. P. A. Arqueologia . São Paulo: Ática, 1988. FUNARI, P. P. A. Antiguidade Clássica . Campinas: UNICAMP, 2003. GATTI JÚNIOR, Décio. A escrita escolar da história: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990) . Bauru, SP: Edusc, 2004. GRILLO, J. G. C.; FUNARI, P. P. A. Arqueologia Clássica . Curitiba: Prismas, 2015. GUARINELLO, L. N. História Antiga . São Paulo: Contexto, 2013. HISTÓRIA & ENSINO: Revista do Laboratório de Ensino de História. Londrina: ersidade Estadual de Londrina, v.9, 2003. HISTÓRIA REVISTA. Dossiê: Ensino de História. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, v.14, n.1, 2009. KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas . 3. ed. São Paulo: Contexto, 2005. MALERBA, Jurandir. A História da América Latina: ensaio de crítica historiográfica . Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. MARFAN, Marilda Almeida. (Org.). O ensino de História e Geografia no contexto do mercosul . MEC, SEF, s/d. NAPOLITANO, M. Como usar a televisão na sala de aula . São Paulo: Contexto, 2001. NAPOLITANO, M. História e Música . Belo Horizonte: Autêntica, 2001. PADRÓS, Enrique Serra et al. (orgs.). Ensino de História: formação de professores e cotidiano escolar . Porto Alegre: EST, 2002. ROCHA, I. E. 1000 sites de História Antiga e Arqueologia . São Paulo: Arte&Ciência, 1997. ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história . Tradução de Marcello Lino. São Paulo: Paz e Terra, 2010. SILVA, Marcos A. da. História: o prazer em ensino e pesquisa . São Paulo: Brasiliense, 1995. SILVA, G. V. da; LEITE, L. R.; SILVA, E. C. M. da; NETO, B. M. L. Cotidiano e sociabilidades no Império Romano . Vitória: GM, 2015. SOIHET, Rachel; BICALHO, Maria Fernanda Bicalho; GOUVÊA, Maria de Fátima S. (Orgs.). Culturas políticas: ensaios de história cultural, história política e ensino de história . Rio de Janeiro: Mauad, 2005. TEMPO. Dossiê Ensino de História. Rio de Janeiro: Departamento de História da UFF, n.21, 2006.                                                               
Carregando...