Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Programação III ( INF09331 )
Unidade:
Departamento de Informática
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Projetar e programar usando os conceitos de Programação Orientada a Objetos. Aprender a usar linguagens de programação orientadas a objetos.

Ementa
Programação Orientada a Objetos: Classes e Objetos, Atributos e Métodos, Especificadores de Acesso, Herança, Classes e Métodos Abstratos, Polimorfismo, Classes e Métodos Genéricos, Tratamento de Exceções, Tratamento de Eventos, Estudo aprofundado de uma linguagem de programação orientada a objetos.

Bibliografia
BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; JACOBSON, Ivar. UML guia do usuário: o mais avançado tutorial sobre Unified Modeling Language (UML), elaborado pelos próprios criadores da linguagem. 2. ed. totalmente rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012 DEITEL, Paul J.; DEITEL, Harvey M. Java: como programar. 8. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2010 DEITEL, Harvey M.; DEITEL, Paul J. C++: como programar. 5. ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2006

Bibliografia Complementar
SILVA, Ricardo Pereira da. UML 2 em modelagem orientada a objetos. Florianópolis, SC: Visual Books, 2007 HORSTMANN, Cay S. Conceitos de computação com Java: compatível com Java 5 & 6. 5. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2009 SANTOS, Rafael. Introdução à programação orientada a objetos usando JAVA. Rio de Janeiro: Campus, 2003 SCHILDT, Herbert. Java para iniciantes: crie, compile e execute programas Java rapidamente. 5. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2013 STROUSTRUP, Bjarne. Princípios e práticas de programação com C++. Porto Alegre: Bookman, 2012.
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