Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
TÓPICOS ESPECIAIS EM REGRESSÃO ( STA13849 )
Unidade:
Departamento de Estatística
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Estudar tópicos especiais de modelagem estatística não contemplados nas disciplinas que compõem a matriz curricular do curso. Aplicar as metodologias apresentadas por meio do uso de programas computacionais estatísticos. Analisar dados censitários para desenvolver a capacidade de criticar, rever posicionamentos e atitudes, reconhecendo a igualdade e valorização de todos os grupos étnico-raciais que formam a nação brasileira. Discutir aplicações práticas de análise de modelos lineares generalizados tanto para desenvolver as práticas de conscientização ambiental quanto para  dados da área da saúde.

Ementa
Introdução e motivação. Tópicos avançados em análise de regressão. Análise estatística e modelagem de dados. Desenvolvimento de ferramentas estatísticas para a análise e aplicação destes modelos. Aplicações.

Bibliografia
MONTGOMERY, Douglas C.; PECK, Elizabeth A.; VINING, G. Geoffrey. Introduction to linear regression analysis. 4th ed. New Jersey: Wiley Interscience, 2001,  2006. DRAPER, Norman Richard; SMITH, Harry. Applied regression analysis. 3rd ed. New York: John Wiley, c1998. xvii, 706 p. HOFFMANN, Rodolfo; VIEIRA, Sônia. Analise de regressão: uma introdução a econometria. 2. ed. -. São Paulo: Hucitec, 1983.  viii, 379p. GUJARATI, Damodar N.; PORTER, Dawn C. Econometria básica. 5. ed. Rio de Janeiro, RJ: AMGH, 2011. 924 p.

Bibliografia Complementar
BUSSAB, Wilton O. Análise de variância e de regressão: uma introdução. 2. ed. São Paulo: Atual, 1988. 147 p. CHARNET, Reinaldo et al. Análise de modelos de regressão linear com aplicações. 2. ed. Campinas, SP: Ed. da  UNICAMP,  2008.  v,  356  p. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Características Étnico-Raciais da População: um estudo das categorias de classificação de cor ou raça . Rio de Janeiro, 2008. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv49891.pdf. Acesso em 23 jun 2018. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Características Étnico-Raciais da População: Classificações e identidades . Rio de Janeiro, 2013. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv63405.pdf. Acesso em 23 jun 2018. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Brasil : Uma visão geográfica e ambiental no inicio do século XXI . Rio de Janeiro, 2016. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884.pdf. Acesso em 23 jun 2018. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA; FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Atlas da Violência 2018. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8398/1/Atlas%20da%20viol%c3%aancia_2018.pdf, Acesso em 23 jun 2018. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA; FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Atlas da Violência 2017. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em http://www.ipea.gov.br/portal/images/170602_atlas_da_violencia_2017.pdf, Acesso em 23 jun 2018.KMENTA, Jan. Elements of econometrics. 2nd ed. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1997. xiv, 786 p. KUTNER, Michael H., NACHTSHEIM, Christopher J., NETER, John and LI, William. Applied linear statistical models. 5 ed. Chicago, Illinois: Irwin, 2005.1396 p. WAISELFISZ, Jacobo. Mapa da Violência  2015: Adolescentes de 16 e 17 anos no Brasil. FLACSO/CEBELA, 2015. p. 74. Disponível gratuitamente  em: https://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2015/mapaViolencia2015_adolescentes.pdf. Acesso em 23 jun 2018. WAISELFISZ, J.J. Mapa da Violência 2006: Os Jovens do Brasil. Brasília, Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura. 2006. Disponível gratuitamente  em: https://www.mapadaviolencia.org.br/publicacoes/Mapa2006.pdf. Acesso em 23 jun 2018. WOOLDRIDGE, Jeffrey M. Introdução à econometria: uma abordagem moderna. São Paulo: Thomson, 2006. 684 p.
Carregando...