Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa de Mercado e Opinião ( STA13843 )
Unidade:
Departamento de Estatística
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Apresentar os principais conceitos e técnicas utilizados na área de pesquisa de marketing, e a utilidade da estatística como uma das principais ferramentas neste campo de aplicação.

Ementa
Natureza e objetivo das pesquisas de mercado e opinião – Métodos e tipos de pesquisas de mercado e de opinião – Tipos – Fontes e forma de coleta de dados – Instrumentos de coleta de dados – O papel da estatística nas pesquisas de mercado e opinião – Erros e viesses – Algumas aplicações das pesquisas de mercado e opinião.

Bibliografia
MATTAR, Fauze Najib, Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 1996. MCDANIEL, C. D.; GATES, R. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. SAMARA, B. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. 4 ed. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2007. 272 p.

Bibliografia Complementar
AAKER, D.; KUMAR, G.; DAY, G. Pesquisa de Marketing. São Paulo : Atlas, 2001. 745 p. BAIRON, S.; PEREZ, C. Comunicação e Marketing. São Paulo: Futura, 2002. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em https://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em 23 jun 2018 KOTLER, P. & Armstrong, G.. Princípios de Marketing. Prentice-Hall do Brasil Ltda. Edições, 1999. KOTLER, P.. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 1998. McDONALD, M. Planos de marketing: como criar e implementar planos eficazes. Rio de Janeiro: Campus, 2004. SAMARA, B. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Prentice-Hall, 2002WESTWOOD, J. O Plano de marketing: guia prático. 2. ed. São Paulo: Makron. 1996.
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