Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
POSICIONALIDADE, FRONTEIRA E CONHECIMENTO GEOGRÁFICO ( PPGG7240 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
A disciplina aborda por meio de diferentes referências teóricas, reflexões sobre dinâmicas e processos que envolvem a construção das fronteiras e o papel da posicionalidade na construção do mundo social. Assim, com base na heterogeneidade de pensamentos, lugares de origem e posicionalidade na construção do conhecimento sobre o mundo e das relações estabelecidas social e espacialmente, problematiza-se criticamente os modos de configurações de poder, sobretudo relacionado com bases da modernidade-colonialidade e as novas possibilidades de pensamentos e ações no mundo contemporâneo. Diante disso, a disciplina percorrerá o seguinte itinerário: 1.Conhecimento, colonialidade, poder e violência; 2. Posicionalidade, reflexividade e conhecimento geográfico; 3. Território, territorialidade, mobilidade e fronteira; 4. Raça, gênero, sexualidade e origem geográfica.

Bibliografia
CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Michel foucault y la colonialidad del poder. In: Tabula Rasa n.6 Bogotá jan./jun. 2007. CRUZ, Valter; OLIVEIRA, Denilson. (Org.) Geografia e giro descolonial: experiências, ideias e horizontes de renovação do pensamento crítico. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017. GROSFOGUEL Rámon. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: SANTOS, B. S; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

Bibliografia Complementar
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