Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Divulgação científica ( BIO13746 )
Unidade:
Departamento de Ciências Biológicas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Geral Qualificar o futuro profissional de ciências biológicas para atuar na área de divulgação e popularização científica, contribuindo para o processo de construção da cidadania.  Específicos Conhecer a trajetória da divulgação científica no Brasil, seus objetivos e visões; Proporcionar ao aluno conhecimento a respeito das principais fontes, programas e atividades de divulgação científica; Analisar diferentes formas de divulgação científica e seus impactos para a sociedade; Identificar espaços formais e não formais de ensino de Biologia com potencial para a popularização das ciências.

Ementa
A Ciência e tecnologia no Brasil; concepção de ciência, conhecimentos indígenas e aspectos culturais; senso comum e a linguagem científica; Conceitos de Disseminação, Divulgação e Difusão Científica; contribuições da Análise do Discurso para Divulgação Científica; parâmetros para análise de textos de Divulgação científica; importância da Divulgação Científica: intenções, funções e vertentes; uso da Divulgação Científica no ensino de Biologia; fontes, programas e atividades de divulgação científica; papel da popularização das ciências em espaços formais e não formais de ensino de biologia; interação entre o ensino de biologia formal e não formal; a sociedade e a necessidade de uma cultura científica. 

Bibliografia
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 89-100, jan. / abr. 2003. MARCANTONIO, A.T.; LEHFELD, N.A.S.; SANTOS, M.M. Elaboração e divulgação do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 92p., 1993. MASSARANI, L.; MOREIRA, I. de C.; BRITO, F. Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, 2002. SOARES, T.C. CESAR, E.T.; REINEHR, E.E. (Org.). Ciência em dia: jornadas de divulgação científica. 1 ed. São Paulo: Livraria da Física, 147 p., 2016.

Bibliografia Complementar
   ABAGLI, S. Divulgação científica: informação científica ou cidadania? Ciência da Informação. Brasília, v.25, n.3, p. 396-404, 1996. BERTIN, P. A three-phase model proposal for the evolution of scientific communication: from first print periodicals to current electronic communication system. TransInformação, Campinas, v. 20, n. 1, p. 17-28, jan. / abr. 2008    BLUM, D.; KNUDSON, M. A field guide for science writers. New York: Oxford University, 1997.    BURKETT, W. Jornalismo científico: como escrever sobre ciência, medicina e alta tecnologia para os meios de comunicação. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.    FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO (FAPESP). Do laboratório à sociedade: resultados de projetos temáticos em São Paulo. São Paulo, v. 2., 1999. GOUVÊA, G; MARANDINO, M.; LEAL, M.C. 2003 Educação e museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro, Ed. Access e Faperj.     GUIMARÃES, E. (Org.). Produção e circulação do conhecimento. Campinas: Pontes, 2001.    RIBEIRO, R.A.; KAWAMURA, M.R.A. Ciência em diferentes vozes: uma análise de textos de divulgação científica. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, Bauru. Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2005.    SIMONNEAUX, L.; JACOBI, D. Language constraints in producing prefiguration posters for scientific exhibition. Public Understand. Sci., v. 6, p. 383-408, 1997.
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