Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos Especiais no Ensino de Biologia ( TEP06573 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
OBJETIVOS ·         Analisar temas atuais que interferem no ensino de Biologia. ·         Compreender os procedimentos teóricos e metodológicos da pesquisa-ação e sua importância na educação. ·         Aprofundar pesquisas realizadas no decorrer da graduação, produzindo registros de resultados obtidos com a realização de projetos pedagógicos; ·         Vivenciar, avaliar e apresentar propostas para o ensino de Ciências e de Biologia; ·         Compreender os pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Ambiental; Estabelecer uma relação dialógica entre ensino de Ciências e de Biologia no ensino fundamental e médio, respectivamente, e a produção de conhecimento na universidade

Ementa
Fundamentação teórico-prática com o aprofundamento de temas específicos de determinadas áreas do conhecimento das Ciências Biológicas, referentes à dimensão conceitual e aos procedimentos de ensino de Ciências no ensino fundamental e Biologia do ensino médio, objetivando o exercício da docência na perspectiva da pesquisa-ação. 

Bibliografia
1-ALVES, Rubem.  Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. 10.ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.   2- CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos.    São Paulo: Cultrix, 1996.   3-GUTIÉRREZ, Francisco; CRUZ, Prado. Ecopedagogia e cidadania planetária. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 1999. 

Bibliografia Complementar
4-GUHA, R. O biólogo autoritário e a arrogância do anti-humanismo. In: DIEGUES, A. C. (Org.). Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2000. 5- MACEDO, Elizabeth. Ciência, tecnologia e desenvolvimento: uma visão cultural do currículo de Ciências. In: LOPES, Alice Casimiro et al. Currículo de Ciências em debate. Campinas /SP: Papirus, 2004. 6- MARANDINO, Martha et al. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. 7- SANDRIN, Maria de Fátima N; PUORTO, G; NARDI; R. Serpentes e acidentes ofídicos: um tema problemático nos livros didáticos. In: NARDI, Roberto (Org.). Pesquisas em ensino de Ciências: contribuições para a formação de professores. 5. ed. Escrituras: São Paulo, 2004. 8- SANTOS, L. H. A Biologia tem uma história que não é natural. In: VORRABER, M (Org.). Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000. p. 229- 256. 9- THIOLLENT, Michel.  Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.   10- TRISTÃO, Martha. As dimensões e os desafios da Educação ambiental na contemporaneidade. In: Ruscheinsky, Aloísio. Educação Ambiental: abordagens múltiplas. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012. 11- VIEZZER, Moema; OVALLES, Omar. Manual Latino-Americano de Educ-Ação Ambiental. São Paulo: Gaia, 1994. 
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