Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado no Ensino II ( TEP06572 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Estágio Curricular
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
210
Número de Créditos:
9

Objetivos
Acompanhar o cotidiano de escolas de ensino médio, buscando a reflexão fundamentada sobre as práticas escolares; Planejar, organizar e executar atividades diversificadas e contextualizadas no ensino de Biologia, empregando os diversos recursos didáticos disponíveis na escola, valorizando o contexto sócio-cultural dos alunos e da comunidade.

Ementa
Observação, vivência e análise crítica dos processos didático-pedagógicos que ocorrem na escola e em outros espaços educativos. A dimensão dos processos de ensino-aprendizagem e a relação teórico-prática no cotidiano escolar: concepção de currículo; seleção e organização de conteúdos, metodologia do ensino; livro didático, considerando a análise crítica de seus textos e o exame permanente da estruturação de seu conteúdo; e avaliação da aprendizagem. Ação docente, entendida como regência de classe, contendo a elaboração e operacionalização de processos pedagógicos

Bibliografia
CARVALHO, A. M. P. & GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 1998. DELIZOICOY, D.  &  ANGOTI, J. A. Metodologia do ensino de Ciências.  São Paulo:  Cortez,  1992. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ. Ed. Vozes. 2010 TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Jan/Abr, 2000, p.5-24.

Bibliografia Complementar
CARVALHO, A. M. P. & GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 1998. DELIZOICOY, D.  &  ANGOTI, J. A. Metodologia do ensino de Ciências.  São Paulo:  Cortez,  1992. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ. Ed. Vozes. 2010 TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Jan/Abr, 2000, p.5-24.
Carregando...