Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
ATIVID PEDAGOGICAS NA ESCOLA ( DID02887 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Estimular os estudantes de Pedagogia, através de vivências prático-teóricas a reflexão quanto aos aspectos múltiplos, individuais e socializadores da aprendizagem dos educandos de modo a utilizarem esses conteúdos ligados à criatividade em atividades pedagógicas, possíveis de serem aplicados e avaliados nas Escolas.

Ementa
Atividades pedagógicas pautadas na individualização e na socialização: princípios, características e aplicabilidade. Diferentes estratégias de trabalho em grupo na sala de aula: planejamento, execução e avaliação.

Bibliografia
1. AZENHA, Maria das Graças. O construtivismo: de Piaget a Emília Ferreiro. 2. ALCÂNTARA, Alcides de . A dinâmica de grupo e sua importância no ensino, Rio de Janeiro, SENAI, 1973. 3. ANTUNES, Celso. Técnicas pedagógicas de dinâmica de grupos: São Paulo, Ed. Do Brasil, 1974. 4. USTOS, Dalmiro M. Novos Rumos em Psicodrama 5. CARTWRIGHT, D. & ZANDER. A dinâmica de grupo: pesquisa e teoria. São paulo Herder, 1967. (2.Vol.). 6. CARVALHO. Irene Mello. O Processo Didático. 6ª edição - Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro-1897 7. CIRIGLIANO, F.J. A VILLAVERDE, A. Dinâmica do grupo educacion: Fundamientos y técnicas. Buenos           Aires, Humanistas. 1974. 8. COELHO, Maria Thereza at. Alii. Problemas de Aprendizagem 9. CRIATIANO Di Giorgi. Escola Nova. 10. FARIA, Wilson de. Teoria de Ensino e Planejamento Pedagógico. EPU - São Paulo, 1987. 11. FAZENDA, Ivani C.A. Já pronto seu lobo? 12. GALANO, M. Luna. Gramsci e a Escola. 13. HAYDT, Regina Celia C. Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem. 14. KAWAMURA, Lili. Novas Tecnologias em Educação. 15. KATO, Mary. A. No mundo da escrita: uma perspectiva psilinguística. 16. LEMLE, Mirian. Guia teórico do Alfabetizador. 17. MACKENZIE N. Et alli. Arte de ensinar e arte de aprender. Rio de Janeiro. FGV, 1974. 18. MARQUES, Juracy e. A aula como processo. 8ª edição, Globo, Rio de Janeiro-1991. 19. MINICUCCI, A Dinâmica de grupo na escola. Rio de Janeiro, Melhoramento, 1974. 20. ILETTI, Cláudio. Didática Especial. 21. PILETTI, Claudino, Didática geral- 11ª edição - Atica - São Paulo, 1990. 22. ROLIM Cintra Liz. Educação e Lazer. 23. RONCA, Antonio Carlos Caruza & Escola, Virgínia Ferreira- Técnicas pedagógicas domasticação ou desafio?             Vozes, Petrópolis, 1980. 24. SANDRONI, Laura C. At alii. A criança e o livro. 25. SANT’ANNA Liza Martins & Menegulla Maximiliano. Didática: Aprender a Ensinar. Loyola, São Paulo,              1989. 26. SILVA, Maria Betty, C. Contar Histórias: uma arte sem idade. 27. SILVA, Mirian B. Leitura Ortografia e Tecnologia. 28. SILVA, Maria Alice S. Construindo a Leitura e a Escrita. 29. SIMÃO, Livia Matias. Relações Professor Aluno. 30. SCHUTZ, W. O prazer. Rio de Janeiro, Imago, 1974.

Bibliografia Complementar
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