AREY, C. K. Ensinando ciências, algumas experimentações. 2. ed. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1975.
BLOUGH, G. O; SCHWARTZ, J.; HUGGETT, A. J. Como ensinar ciências. 3. ed. Rio de Janeiro: ao livro técnico, 1965. 3 v.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CASTRO, C. M. A prática da pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 1978.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 3. ed. São Paulo: Autores Associados, 1996.
______. Introdução à metodologia da ciência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987.
______. Pesquisa, princípio científico e educativo. 2. ed. São Paulo: Autores Associados, 1990.
FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A .; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de ciências no primeiro grau. 7. ed. São Paulo: Atual, 1986.
FRIZZO, M. N.; MARIN, E. B. O ensino de ciências nas séries iniciais. 3. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 1996.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
SANTOS, N. D. Práticas de ciências, conteúdo e didática. 3. ed. Rio de Janeiro: Olímpia, 1968.
TRAJBER, Rachel; COSTA, Larissa. Avaliando a educação ambiental no Brasil: materiais audiovisuais. São Paulo: Pierópolis, 2001.