Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
FISIOLOGIA HUMANA D ( FSI06081 )
Unidade:
Departamento de Ciências Fisiológicas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
5

Objetivos
OBJETIVOS Gerais: Fornecer subsídios para que os alunos possam conhecer a função integrada dos diversos órgãos, sistemas e tecidos do nosso organismo, além de saber qual o seu papel na economia orgânica e como esta função é regulada para manter o equilíbrio funcional do corpo. Objetivos Específicos: - Localizar os órgãos e tecidos do corpo e relacionar com as funções. - Classificar os tipos de receptores sensoriais e o mecanismo de estimulação dos mesmos. - Relacionar a geração de sinal através de potenciais de repouso e de ação. - Diferenciar os tipos de fibras para condução do sinal nervoso. - Reconhecer o córtex motor e a medula espinhal como responsáveis pelo controle da postura e do movimento. - Comparar o funcionamento do músculo cardíaco, liso e esquelético. - Reconhecer o SNA e sua função no controle do sistema vegetativo. - Relacionar as propriedades do coração com a ativação cardíaca. - Identificar a função dos diferentes tipos de vasos com as respectivas estruturas. - Aferir os valores de Pressão Arterial e Frequência cardíaca. - Reconhecer a respiração como o mecanismo indispensável a sobrevivência. - Definir os mecanismos de regulação do sistema cardiovascular e respiratório. - Analisar o mecanismo de filtração glomerular. - Comparar a formação da urina concentrada com a diluída. - Analisar o processo digestivo e a interação entre os sistemas orgânicos. - Relacionar a motilidade do trato gastrintestinal com o processo de digestão - Relacionar os mecanismos de mistura do bolo alimentar às secreções digestivas. - Relacionar os principais estímulos para secreção e liberação das secreções digestivas. - Classificar as glândulas endócrinas existentes no organismo e o hormônio secretado por elas. - Relacionar os diferentes hormônios com a sua atividade. - Compreender o mecanismo de feedback negativo como regulador da função hormonal. - Interpretar as alterações hormonais como sinal de atividade das glândulas. - Realizar pesquisa sobre temas especificados, ordenando-os de forma clara e objetiva para que o conteúdo possa ser debatido. - Utilizar técnicas laboratoriais básicas. - Relacionar o conteúdo das aulas práticas com o conteúdo das aulas teóricas.

Ementa
EMENTA Biofísica de membranas. Mecanismos neurais e hormonais de controle. Fisiologia dos aparelhos cardiovascular e respiratório. Fisiologia do aparelho digestivo. Mecanismos de defesa do organismo. Fisiologia da reprodução. Fisiologia das sensações e do comportamento. 

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA Tratado de Fisiologia Médica. Guyton and Hall. Ed. 11 ed 2007. Fisiologia. Berne, R.M. & Levy. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 6a Edição, 2009 Fisiologia Humana: Margarida de Mello Aires. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 3 ed, 2008

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Fisiologia Humana de Houssay, Artmed Ed, 7 ed, 2004 Fisiologia Básica. Rui Curi e Joaquim Procópio. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009; Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano. McArdle, WD; Katch FI e Katch VL.Guanabara Koogan, 2008. 6ª Edição Fisiologia Médica. Willian Ganong. Mcgraw-Hill Brasil. 22 ed, 2006. Fundamentos da Neurociência e do Comportamento. Kandel, E.R., Shwartz, J.H., Jessell, T.M. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
Carregando...