Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Desenvolvimento de jogos digitais ( DCE16242 )
Unidade:
Departamento de Computação e Eletrônica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Introduzir problemas e soluções computacionais no domínio de jogos digitais [Familiaridade].  Estimular o aprendizado de programação e raciocínio lógico do estudante baseado no desenvolvimento de jogos. [Avaliação]  Aplicar conhecimento teórico e prático de diferentes áreas do conhecimento. [Uso]  Apresentar e estudar técnicas de manipulação e renderização multimídia. [Uso]  Capacitar o estudante em conceitos e técnicas essenciais ao desenvolvimento de aplicações de jogo. [Familiaridade] 

Ementa
Introdução a jogos eletrônicos, histórico, evolução, tipos de jogos e mercado atual. Fundamentos de programação aplicados ao desenvolvimento de jogos. Estruturas de dados e elementos típicos de jogos. Técnicas para manipulação de multimídia, como imagens, animações e áudio. Ferramentas para o desenvolvimento de jogos, tais como, motores de jogos. 

Bibliografia
Steve Rabin. “Introduction to Game Development”. 2 ed. Charles River Media 2010  Robert Nystrom. “Game Programming Patterns”. Genever Benning 2014  Siddharth Shekar. “C++ Game Development By Example: Learn to Build Games and Graphics with SFML, OpenGL, and Vulkan Using C++ Programming”. Packt Publishing 2019

Bibliografia Complementar
Jan Haller, Henrik V. Hansson, Artur Moreira “SFML Game Development”. Packt Publishing, 2013.  Shaun Mitchell. “SDL Game Development”. Packt Publishing, 2013. A. T. Chamillard. “Beginning C# Programming with Unity: Visual Studio Edition”. Burning Teddy, 2017.  Brenda Brathwaite, Ian Schreiber. “Challenges for Games Designers: Non-Digital Exercises for Video Game Designers”. CreateSpace Independent Publishing Platform, 2008.  Stephen Seth Ulibarri. “Unreal Engine C++ the Ultimate Developer's Handbook: Learn C++ and Unreal Engine by Creating a Complete Action Game”. Sem local: Publicação Independente, 2020. 
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