Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Projetos Interdisciplinares em Ensino de Ciências e Biologia ( CAB14874 )
Unidade:
Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Experimentar os diferentes métodos aplicáveis em aulas de ciências para alunos do ensino fundamental II e ensino médio, em suas diferentes modalidades, e considerando as diversidades humanas como princípios de equidade. Estabelecer conexões dos saberes das disciplinas cursadas com o ensino de Ciências e Biologia de forma interdisciplinar e/ou transdisciplinar. 

Ementa
Interdisciplinariedade e temas transversais da educação no ensino fundamental II e Ensino Médio. Práticas e projetos pedagógicos interdisciplinares com metodologias ativas e temas geradores relacionados aos conteúdos trabalhados em Ciências e Biologia. 

Bibliografia
PETRAGLIA, I. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 10 edição. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes. 2008  FAZENDA, I. C. A. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 192 p. (Coleção práxis)  KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. Ed. EDUSP. São Paulo. 2004. 

Bibliografia Complementar
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 128 p. (Série prática pedagógica).  AQUINO, J. G. (Org.). Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. 2 ed. São Paulo: Summus Editorial, 1998.  BRASIL. Orientação e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasilia: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfebetização e Diversidade, 2006.  FAZENDA, I. C. A.; HASNI, A. (Org.) et al. O Que é interdisciplinaridade? São Paulo, SP: Cortez, 2008. 199 p.  RUSCHEINSKY, A. (Org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. 2. ed. rev. e ampl. Porto Alegre, RS: Penso, 2012. 312 p.
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