Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa em Educação ( CAB11857 )
Unidade:
Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivo geral: - Conhecer os aspectos epistemológicos e metodológicos que fundamentam a pesquisa em educação.   Objetivos específicos: - Compreender as bases epistemológicas da ciência moderna e da ciência Contemporânea; - Diferenciar os principais quadros teóricos que orientam as pesquisas em educação; - Diferenciar as formas de classificação das pesquisas; - Diferenciar os tipos de pesquisa mais utilizadas em educação; - Reconhecer as técnicas de coleta, sistematização e análise de dados em pesquisas educacionais.

Ementa
Aspectos teóricos e conceituais, Fundamentos da Metodologia Científica, Quadros teóricos em pesquisa educacional, Classificações e tipos de pesquisa, instrumentos e técnicas de coleta de dados, técnicas de análise dos dados; Ética em pesquisas educacionais. 

Bibliografia
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Líber, 2004 LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1983. LA VILLE, C., DIONE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais - a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Editora Atlas, 1987.

Bibliografia Complementar
ANDRÉ. M.E.D.A. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa. N. 113. P. 51-64. 2001. LUDKE, M. e ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986. THIOLLENT, M. J. M.. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez/AA. Associados, 1985.
Carregando...