Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa, Extensão e Prática Pedagógica em Laboratórios de Ensino de Ciências Biológicas ( CAB11555 )
Unidade:
Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
120
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivo geral: - Desenvolver projetos de pesquisa e extensão sobre ensino de Ciências e Biologia em espaços formais e não-formais de educação, tendo como embasamento, a pedagogia de projetos.

Ementa
Produzir saberes e práticas sobre os diferentes espaços educativos a partir de conceitos e linguagens próprias das metodologias de pesquisa, com ênfase nas várias etapas que caracterizam os processos de investigação científica e assumindo como referência o ambiente de laboratório para o ensino de Ciências Biológicas.

Bibliografia
ARMSTRONG, Diane Lucia de Paula. Fundamentos filosóficos do ensino de ciências naturais. 20. ed. Curitiba: Ibpex, 2008. 142 p. (Metodologia do ensino de biologia e química ; 4) ISBN 9788578380588   CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. 154 p. ISBN 9788522103539   MACEDO, Roberto Sidnei. Currículo: campo, conceito e pesquisa. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. 140 p. ISBN 9788532634436

Bibliografia Complementar
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes; SILVA JUNIOR, Celestino Alves da (Org.) et al. Metodologia da pesquisa educacional. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 212 p. ISBN 9788524916380   FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). A Pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 10. ed. Campinas, SP: Papirus, 2009. 159 p. (Coleção Práxis) ISBN 9788530803735   FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 405 p. (Biblioteca Artmed. Métodos de pesquisa.) ISBN 9788536317113   KRASILCHIK, Myriam. Pratica de ensino de biologia. 2. ed. -. São Paulo: Harbra, 1986. 195p.   SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2009. 304 p. ISBN 9788524913112
Carregando...