Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Instrumentação para o Ensino de Biologia II ( CAB11554 )
Unidade:
Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
5

Objetivos
- Proporcionar ao aluno noções básicas de conduta em aula de laboratório e práticas de ensino em sala de aula, com alunos de ensino fundamental e médio; - Compreender os conceitos essenciais na aplicação de aulas de laboratório, e práticas de ensino em sala de aula, no ensino de ciências e biologia. - Conhecer e experimentar os diferentes métodos aplicáveis em sala de aula e laboratórios para alunos do ensino fundamental e médio. - Estabelecer conexões dos saberes de Ciências Biológicas com a conservação da Biodiversidade, e conservação do patrimônio cultural e histórico brasileiro.

Ementa
Metodologias possíveis para a organização e realização de aulas de laboratório. Instrumentação teórico prática para reconhecimento e classificação da diversidade ambiental em aulas de laboratório. Práticas laboratoriais como instrumental para a conservação da biodiversidade. Políticas de Educação Ambiental. Diretrizes curriculares nacionais para educação de relações etnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. Diversidade cultural: o africano, indígena e o europeu na formação do povo brasileiro.

Bibliografia
FREIRE P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 40° ed. 2009. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. Ed. EDUSP. São Paulo. 2004. ROMÃO, José Eustáquio. Pedagogia Dialógica.2. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Bibliografia Complementar
PEREIRA, S. G.; FONSECA, G. A. G.; FELIZ, G. P. E col. MANUAL DE AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA - COMPÊNDIO Faculdade Cidade de João Pinheiro. 2015. Disponível em: http://fcjp.edu.br/pdf/20150619104130fc.pdf. Acesso em junho de 2016. SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 10 ed. Rev. Campinas, SP: Ed. Autores associados. 2008. SAVIANI, Demerval, Escola e Democracia. “Edição comemorativa”. Campinas, SP: Ed. Autores Associados, 2008. Bibliografia complementar da unidade 1: CAPRA, F. e col. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. Ed. Cultrix. São Paulo. 2006. DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. rev. e ampl. São Paulo: Gaia, 2004. 551 p. GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis. 2000. HAWKING, S. W. Breve História do Tempo. Ed. Gradiva publicações. Lisboa, Portugal. 3 ed. 1994. HAWKING, S. W. O universo numa casca de noz. Ed. Bantam Books. 2001. SAGAN, C. COSMOS. Ed. Ballantine Books. 1985. SAGAN, C. Bilhões e Bilhões. Ed. Ballantine Books. 1997. Bibliografia complementar da unidade 2: APEZZATO DA GLORIA; CARMELO-GUERREIRO. Anatomia Vegetal. Ed. UFV. Viçosa-MG. 2004. BUZZI, Z.J. Entomologia Didática. Ed. UFPR. Curitiba. 5 ed. 2010. JUDD e col. APG II. Sistemática Vegetal. Porto Alegre: Artmed. POUGH, F. Harvey; HEISER, John B. A vida dos vertebrados. Sao Paulo: Atheneu, 4ª edição, 2008. RAVEN, P. H; EVERT, R. F & EICHHORN, S. E. Biologia vegetal. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2001. RUPPERT, E.E.; FOX, R.S.; BARNES, R.D. Zoologia dos Invertebrados: uma abordagem funcional e evolutiva. Ed. Roca. São Paulo. 7 ed. 2005. TAIZ, L.; ZEIGER, E. Fisiologia vegetal. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. VIDAL, W. N. & VIDAL, M. R. R. Botânica Organográfica. Quadros Sinópticos Ilustrados de Fanerógamos. UFV. 2006. Bibliografia complementar da unidade 3: ALBERTS, B. Biologia molecular da célula. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. CAPRA, F. A Teia da Vida. Ed. Cultrix. São Paulo. 1 ed. 2000. FUTUYMA, D.J. Biologia Evolutiva. Ed. FUNPEC. Ribeirão Preto – SP. 3 ed. 2009. GRIFFITHIS et col. GENÉTICA. 9ª edição. Ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2009. ODUM, E. Fundamentos de Ecologia. 2007. RICKLEFS, R. E. A economia da natureza. Ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 5 ed. 2003. RIDLEY, M. Evolução. Ed. Artmed. Porto Alegre. 3 ed. 2006. Bibliografia complementar da unidade 4: CAPRA, F. Forma e transformação no corpo humano. In: A alma de Leonardo da Vinci. Um gênio em busca do segredo da vida. Ed. Cultrix. São Paulo. 2012. NEVES, D. P. Parasitologia Humana. Rio de Janeiro. Ed. Atheneu. 12 ed. RUPPERT, E.E.; FOX, R.S.; BARNES, R.D. Zoologia dos Invertebrados: uma abordagem funcional e evolutiva. Ed. Roca. São Paulo. 7 ed. 2005. SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana. Ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 21 ed. 2000. SOBOTTA, J. Atlas de Histologia. Citologia, Histologia e Anatomia microscópica. Ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 7 ed. 2007. Bibliografia complementar da unidade 5: BAUER, W.; WESTFALL, G. D.; DIAS, H. Física para universitários. Mecânica. University Physics with modern Physics (Título em inglês da obra). AMGH ed. Nova Iorque, EUA. 2012. CAPRA, F. O TAO da Física. Ed. Cultrix. São Paulo. 28 ed. 2000. CAPRA, F. O ponto de mutação. Ed. Cultrix. São Paulo. 1986. CAPRA, F. A alma de Leonardo da Vinci. Um gênio em busca do segredo da vida. Ed. Cultrix. 2012. HAWKING, S. W. Breve História do Tempo. Ed. Gradiva publicações. Lisboa, Portugal. 3 ed. 1994. HAWKING, S. W. O universo numa casca de noz. Ed. Bantam Books. 2001. SAGAN, C. COSMOS. Ed. Ballantine Books. 1985. SAGAN, C. Bilhões e Bilhões. Ed. Ballantine Books. 1997. SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino médio e fundamental.Ed. SBQ. São Paulo. 2010.
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