Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado IV ( ECH11553 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
120
Número de Créditos:
4

Objetivos
Concluir procedimentos metodológicos do projeto de intervenção visando fornecer dados para melhoria da escola de ensino fundamental e médio no setor administrativo ou pedagógico, com ênfase em aspectos relacionados às disciplinas de ciências e biologia. Acompanhar e reger, em sala de aula, eventos de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Ciências e Biologia visando adquirir experiência nas diversas etapas do desenvolvimento curricular e nas intervenções didáticas. Detectar situações-problema e analisar os meios que vierem a ser utilizados para contorná-las, além de prioridades a serem trabalhadas, durante a regência. Elaborar relatório com análise crítica de todo o processo de Estágio Supervisionado IV.

Ementa
Implementação do projeto desenvolvido; avaliação do projeto desenvolvido; observação em ambientes de ensino-aprendizagem no ensino fundamental e médio; regência no ensino fundamental e médio; registro formal de todo o processo (elaboração de relatório).

Bibliografia
1- PAQUAY, L., ALTET, M., CHARLIER, E. & PERRENOUD, Ph. Formando professores profissionais. quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre, Artmed, 2001 2- PIMENTA, S. G. & LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo, Cortez, 2006. 3- BURIOLLA, M. A. F. O estágio supervisionado. São Paulo, Cortez, 2009.

Bibliografia Complementar
BIZZO, N. Metodologia do ensino de Biologia e estágio supervisionado. São Paulo: Ática, 2012, 167 p. DUSO, L; HOFFMANN, MB. Docência em Ciências e Biologia:  proposta para um continuado (re)iniciar. Ijui: Unijui, 2013. 319 p. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo. Universidade de São Paulo. 2011. 199 p. MARANDINO, M; SELLES, S E; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: Histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez: 2009, 2015 p. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Normalização de Referências: NBR 6023:2002. Vitória, 2006. 63 p. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Normalização e Apresentação de Trabalhos Científicos e Acadêmicos. Vitória, 2006. 74 p. Artigos científicos nas áreas de Educação e Ensino.
Carregando...