ANDRÉ, Maria Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia na prática escolar. Campinas,
SP: Papirus, 1995.
CHABROL, Marie, translated by Oliver Waine, “Château Rouge: a ‘Little Africa’ in Paris? The users and usages of a migrant commercial centrality”, Metropolitics, 22 Março de 2013.
DUARTE-SILVA E.; SILVÉRIO A.; SILVA, A.M.H.D. Teaching Meiosis and Mitosis in
schools of developing countries: how to improve education with a plant reproduction project. In: Bernstein H.; Bernstein C. Meiosis . Rijeka: In Tech. 2013.
DUARTE-SILVA, É. ; Maciel, T.S.; SALES, P. A.
PRÁTICAS DE ENSINO EM BIOLOGIA ENVOLVENDO CONEXÕES CULTURAIS DO BRASIL COM O CARIBE In: IX Congreso Internacional de Educación Superior - UNIVERSIDAD 2014, 2014, La Havana , Cuba.I X Congreso Internacional de Educación Superior - UNIVERSIDAD 2014- Por una Universidad Socialmente Responsable . , 2014. p.artigo 58 -
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra . São Paulo: Peirópolis. 2000.
ROMÃO, José Eustáquio. Pedagogia Dialógica. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
HOBSBAWN, Erick. A Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras.1994
HOBSBAWN, Erick. A Era dos Impérios. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MIRANDA EE. A invenção do Brasil. A história da biodiversidade brasileira: nosso país tropical foi um tanto transformado nas mãos dos povoadores e dos povos primitivos. National Geographic Brasil ; 86: 60-71. 2007.
RAVEN, P. H; EVERT, R. F & EICHHORN, S. E. Biologia vegetal . Rio de Janeiro.
Guanabara Koogan. 2001.
REIS, VO. Insegurança alimentar e Degradação Ambiental: desafios e oportunidades da Embrapa no Haiti . Revista Habitus ; 8 (2) 2010.