Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Sociologia e Antropologia Aplicadas à Prática de Ensino ( CAB11551 )
Unidade:
Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
-         Ler e discutir a obra de sociólogos, antropólogos e escritores brasileiros -         Ler e discutir a obra de educadores brasileiros relacionados a Pedagogia Socio-Histórica -         Estudar os temas transversais da Educação Básica: História e cultura afro-brasileira e indígena, Educação Ambiental e conservação do patrimônio natural, cultural e histórico brasileiro. Educação para a diversidade sexual, e diversidade de gênero.

Ementa
Estudos dos temas transversais da Educação Básica: História e cultura afro-brasileira e indígena, Educação Ambiental e conservação do patrimônio natural, cultural e histórico brasileiro. Educação para a diversidade sexual, e diversidade de gênero. Práticas de ensino interdisciplinares para a Educação Básica. Uso da Cultura Brasileira e Afro-Americana como instrumento para elaboração de práticas de ensino.

Bibliografia
FREIRE P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 25° ed. 1996. FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. Rio de Janeiro: Record, 1998. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. A História da violência nas prisões. 21 ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 1994

Bibliografia Complementar
ANDRÉ, Maria Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia na prática escolar. Campinas,    SP: Papirus, 1995. CHABROL, Marie, translated by Oliver Waine, “Château Rouge: a ‘Little Africa’ in Paris?  The users and usages of a migrant commercial centrality”, Metropolitics, 22 Março de 2013.   DUARTE-SILVA E.; SILVÉRIO A.; SILVA, A.M.H.D. Teaching Meiosis and Mitosis in schools of developing countries: how to improve education with a plant reproduction project. In: Bernstein H.; Bernstein C. Meiosis . Rijeka: In Tech. 2013.   DUARTE-SILVA, É. ; Maciel, T.S.; SALES, P. A.
PRÁTICAS DE ENSINO EM BIOLOGIA ENVOLVENDO CONEXÕES CULTURAIS DO BRASIL COM O CARIBE In: IX Congreso Internacional de Educación Superior - UNIVERSIDAD 2014, 2014, La Havana , Cuba.I X Congreso Internacional de Educación Superior - UNIVERSIDAD 2014- Por una Universidad Socialmente Responsable . , 2014. p.artigo 58 -
   GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra . São Paulo: Peirópolis. 2000.   ROMÃO, José Eustáquio. Pedagogia Dialógica. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007.     HOBSBAWN, Erick. A Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras.1994   HOBSBAWN, Erick. A Era dos Impérios. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2007.   MIRANDA EE. A invenção do Brasil. A história da biodiversidade brasileira: nosso país tropical foi um tanto transformado nas mãos dos povoadores e dos povos primitivos. National Geographic Brasil ; 86: 60-71. 2007. RAVEN, P. H; EVERT, R. F & EICHHORN, S. E. Biologia vegetal . Rio de Janeiro.    Guanabara Koogan. 2001. REIS, VO. Insegurança alimentar e Degradação Ambiental: desafios e oportunidades  da Embrapa no Haiti . Revista Habitus ; 8 (2) 2010. 
Carregando...