Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Instrumentação para o Ensino de Biologia I ( CAB11095 )
Unidade:
Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
5

Objetivos
- Proporcionar ao aluno noções básicas de conduta em aula de campo com alunos de ensino fundamental e médio; - Compreender os conceitos essenciais na aplicação de aulas de campo no ensino de ciências e biologia. - Conhecer e experimentar os diferentes métodos aplicáveis em aulas de campo para alunos do ensino fundamental e médio. - Estabelecer conexões dos saberes de Ciências Biológicas com a conservação da Biodiversidade, e conservação do patrimônio cultural e histórico brasileiro.

Ementa
História da Biologia. Produção de conhecimento científico. Metodologias possíveis para a organização e realização de aulas de campo. Instrumentação teórico-prática para reconhecimento e classificação da diversidade ambiental em aulas de campo. Aulas de Campo como instrumental para a conservação da biodiversidade. O ensino de biologia e a diversidade cultural brasileira: incentivo ao reconhecimento da História e cultura afro-brasileira e indígena. O incentivo a ações anti-racismo no contexto escolar.

Bibliografia
BASTOS, F.; NARDI, R. (Org.). Formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de ciências: contribuições da pesquisa na área. São Paulo, SP: Escrituras, 2008. 383 p. (Educação para a ciência ; 8) ISBN 9788575313152 CAMPOS, M. C. C.; NIGRO, R. G. Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: Ed. FTD, 1999. 190 p. (Conteúdo e metodologia) ISBN 9788532242464 PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A Prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 128 p. (Magistério : formação e trabalho pedagógico) ISBN 9788530801595

Bibliografia Complementar
CARVALHO, A. M.P. de (Org). Ensino de Ciências: unindo pesquisa e prática.São Paulo: Pioneira Thomson Learning. 2004 FAZENDA, Ivani Catarina Arantes; HASNI, Abdelkrim (Org.) et al. O Que é interdisciplinaridade? São Paulo, SP: Cortez, 2008. 199 p. ISBN 9788524914089 FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 192 p. (Coleção práxis) ISBN 9788530805029 FERRAÇO, Carlos Eduardo (Org.). Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 175 p. (Série cultura, memória e currículo ; 6) ISBN 9788524911477 GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. 6. ed. São Paulo: Peirópolis, 2009. 217 p. (Brasil cidadão) ISBN 9788585663445 Periódicos e Revistas: Revista Brasileira de Ensino de Biologia – Sociedade Brasileira para o Ensino de Biologia. Anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente, UFF, RJ. Anais dos Encontros Nacionais de Licenciatura- ENALIC Revista Genética na Escola – Sociedade Brasileira de Genética Revista Nova Escola- Editora Abril
Carregando...