Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação Ambiental ( CAB10589 )
Unidade:
Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivo geral: Oferecer instrumentos teóricos para o desenvolvimento de ações em educação ambiental que contribuam para a superação da cultura antropocêntrica e individualista nas atividades cotidianas dos discentes.   Objetivos específicos: - Identificar os principais aspectos da relação homem-natureza ao longo do processo histórico; - Caracterizar os principais documentos que contribuíram para o surgimento da educação ambiental; - Avaliar criticamente os principais documentos legais que normatizam a educação ambiental; - Avaliar criticamente as relações entre as abordagens pedagógicas e as práticas em educação ambiental; - Avaliar as contribuições dos movimentos sociais para a educação ambiental; - Avaliar as principais políticas públicas brasileiras em educação ambiental.

Ementa
A evolução histórica e teórica da Educação Ambiental. Complexidade ambiental. Princípios e estratégias de educação ambiental. A Educação Ambiental como eixo do Desenvolvimento Sustentável. Características, funções e objetivos da Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. Linhas de atuação: Cultura e valores ambientais.

Bibliografia
FERRARO JUNIOR, Luiz Antonio (Org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília, DF: MMA/DEA, 2014. GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. 2. ed. - Campinas: Papirus, 1998. 107 p.   LOBINO, Maria das Graças Ferreira. A práxis ambiental educativa: diálogo entre diferentes saberes. 2. ed. Vitória, ES: EDUFES, 2013. 259 p.   LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 5. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011. 263 p.   RUSCHEINSKY, Aloísio (Org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. 2. ed. rev. e ampl. Porto Alegre, RS: Penso, 2012. 312 p.

Bibliografia Complementar
BRASIL, Lei federal Nº 9795 de 27/04/1999. Estabelece a Política Nacional de Educação ambiental.   LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 150 p.   SANTOS, Virginia Machado Kurtz. A configuração das tendências educacionais e pedagógicas e da inclusão da educação ambiental: reflexões iniciais. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande. Volume 18, 2007.
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